quarta-feira, julho 01, 2009

II Jornadas Internacionais de Turismo

«II JORNADAS INTERNACIONAIS DE TURISMO: Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso

Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso será o tema âncora das II Jornadas Internacionais de Turismo promovidas pela parceria CEDTUR [Centro de Estudos de Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Turístico] / ISMAI [Instituto Superior da Maia], com realização agendada para os dias 5, 6 e 7 de Novembro de 2009, numa organização bipartida entre a Maia e o concelho de Ponte de Lima.
Este encontro ambiciona ser um espaço de intercâmbio e debate científico e sociopolítico, de escala supranacional e âmbito interdisciplinar, sobre as dinâmicas emergentes do Turismo Cultural e Religioso, na sua interrelação com o desenvolvimento territorial.
Acreditamos que o diálogo entre a comunidade académica e os actores da esfera pública e privada pode ser catalisador de novas oportunidades para o sector turístico, potenciando a compreensão dos processos socioeconómicos correlacionados, apontando caminhos alternativos, retirando ilações das experiências de sucesso, mobilizando a todos para a afirmação de um produto que se pretende de excelência.
Por isso, elegemos como foco destas jornadas as Dinâmicas de Rede, conscientes da importância vital da organização em rede dos recursos turísticos, dos prestadores de serviços, das empresas de transporte, hotelaria e animação cultural, das entidades responsáveis pela administração do território a diferentes escalas, das instituições religiosas, assim como dos centros de I&D e pólos de ensino superior. Não esquecemos também o imperativo de inclusão das comunidades locais em todo este processo, relembrando que a sua identidade e o seu património constituem o capital mais valioso do Turismo Cultural e Religioso.
Convida-se à participação plena neste evento todos os citados, quer através da dinamização do debate, quer da apresentação das suas experiências e conhecimento da realidade regional e local.
Os eixos temáticos escolhidos para reflexão são os seguintes:

I Da identidade territorial à valorização dos recursos patrimoniais.
II Rotas de peregrinação e experiência turística.
III Touring cultural, paisagístico e religioso.

No site http://cedtur.ismai.pt/index.html estarão permanentemente disponíveis informações actualizadas sobre o processo de inscrição, normas para submissão de resumos e programação. Em anexo, remete-se desdobrável com o programa preliminar, referente à I Circular de Junho de 2009.
Solicita-se a divulgação deste evento junto de todos os públicos potencialmente interessados na temática.
Com os melhores cumprimentos,

CEDTUR - a Comissão Organizadora.»
*
(reprodução integral de texto de divulgação do evento que se referencia)
[cortesia de Paula Cristina Remoaldo]

Sem comentários: