O enoturismo tem apresentado importância crescente, mostrando-se como
alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, a
literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre as
caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente
estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes das
regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São
Francisco. Para atingir o objetivo mencionado, recorreu-se a dados qualitativos
e quantitativos sobre os enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos
turistas que visitaram essas regiões vinícolas e os dados foram submetidos a
técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes.
Os resultados apontam que as visitas podem ter diferentes motivações. Percebeu-se, também, que os turistas de
vinho encontrados no Vale dos Vinhedos e no Vale de São Francisco têm perfis distintos. Em matéria
de estratificação, obtiveram-se
quatro segmentos: apaixonados; interessados; visitantes ocasionais; e indiferentes.
Os resultados da investigação realizada sugerem que conhecer melhor o perfil do
enoturista, seus comportamentos e motivações possibilita a implementação de
novas estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.
Palavras-chave: Enoturismo; Perfil dos enoturistas; Motivações
de visita; Vale dos Vinhedos; Vale de
São Francisco
Bárbara Lima
J. Cadima Ribeiro
Vinícius Nunes
Bárbara Lima
J. Cadima Ribeiro
Vinícius Nunes
[Resumo de comunicação apresentada no 26º
Congresso da APDR (26th APDR Congress), genericamente subordinado ao tema
´Evidence-based territorial policymaking: formulation, implementation and
evaluation of the policy`, organizado pela Associação Portuguesa para o
Desenvolvimento Regional, que decorreu na Universidade de Aveiro, Aveiro, a 4 e
5 de julho de 2019; 27 págs. (trabalho em co-autoria)]
Sem comentários:
Enviar um comentário