O enoturismo tem apresentado importância
crescente, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas.
Entretanto, a literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre
as caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente
estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes da
regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São
Francisco. Recorreu-se a dados qualitativos e quantitativos sobre os
enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas
regiões vinícolas e os dados foram submetidos a técnicas estatísticas
multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes. Os resultados apontam
que as visitas podem ter diferentes motivações.
Percebeu-se, também, que os turistas encontrados no Vale dos Vinhedos e
no Vale de São Francisco têm
perfis distintos. Em matéria de estratificação, obtiveram-se quatro segmentos: apaixonados; interessados;
visitantes ocasionais; e indiferentes. Os resultados da investigação sugerem
que conhecer melhor o perfil do enoturista possibilita a implementação de novas
estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.
Palavras-chave: Enoturismo; Perfil dos enoturistas;
Motivações de visita; Vale dos Vinhedos; Vale de São Francisco.
Bárbara Dal Rosso Lima
J. Cadima Ribeiro
Vinícius Pinheiro Nunes
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