«Porto-Vigo deverá passar por Braga em 2015A ligação ferroviária Porto-Vigo em alta velocidade vai ser feita em linhas com bitola ibérica e deverá passar por Braga em 2015, revelou ontem o ministro das Obras Públicas. Segundo Mário Linho, que falava em Lisboa num almoço da Câmara de Comércio Luso-Espanhola, a linha de Vigo até à fronteira, do lado espanhol, deverá estar concluída em 2011. O responsável - que não indicou datas para a ligação do Porto a Braga - sublinhou, contudo, que a calendarização e traçados definitivos estão em estudo. Por decidir está também se a linha será apenas de mercadorias, ou também de passageiros (mista).
Os estudos, disse, "parecem indicar" que a ligação do lado português será via Braga, estando a primeira fase concluída em 2015, devendo a calendarização e traçados definitivos ser fechados na Cimeira Ibérica, que decorre em Badajoz até ao fim do ano.
Em declarações aos jornalistas à margem do almoço, Lino explicou que a opção pela bitola ibérica se deve ao facto de Espanha ter decidido avançar nestes moldes, mas que está previsto fazer, depois, a migração de bitola. A ligação do Porto ao resto da Europa por esta linha não deverá acontecer antes de 2020, pois o plano ferroviário espanhol não prevê até lá qualquer linha entre a cidade galega e o resto da rede de alta velocidade para a Europa.
Braga e Barcelos "concorriam" na passagem desta linha. No passado dia 4, o "Diário do Minho", citando fonte não identificada da Rede de Alta Velocidade, revelava que a estação intermédia seria em Braga. A mesma fonte dizia que a localização da estação estava "em estudo", mas que deveria ficar o mais próximo possível da cidade, admitindo-se a hipótese de aproveitar a actual estação ferroviária, inaugurada em 2004 para o Campeonato Europeu de Futebol.»
Os estudos, disse, "parecem indicar" que a ligação do lado português será via Braga, estando a primeira fase concluída em 2015, devendo a calendarização e traçados definitivos ser fechados na Cimeira Ibérica, que decorre em Badajoz até ao fim do ano.
Em declarações aos jornalistas à margem do almoço, Lino explicou que a opção pela bitola ibérica se deve ao facto de Espanha ter decidido avançar nestes moldes, mas que está previsto fazer, depois, a migração de bitola. A ligação do Porto ao resto da Europa por esta linha não deverá acontecer antes de 2020, pois o plano ferroviário espanhol não prevê até lá qualquer linha entre a cidade galega e o resto da rede de alta velocidade para a Europa.
Braga e Barcelos "concorriam" na passagem desta linha. No passado dia 4, o "Diário do Minho", citando fonte não identificada da Rede de Alta Velocidade, revelava que a estação intermédia seria em Braga. A mesma fonte dizia que a localização da estação estava "em estudo", mas que deveria ficar o mais próximo possível da cidade, admitindo-se a hipótese de aproveitar a actual estação ferroviária, inaugurada em 2004 para o Campeonato Europeu de Futebol.»
Ricardo David Lopes
(notícia do Jornal de Notícias, de 2006-10-19)
Comentário: eis mais um exemplo de texto para ocupar espaço de jornal e, sobretudo, fazer de conta que se está a fazer alguma coisa (o governo, digo) neste dossiê. Serve também para contrariar a ideia instalada na mente de alguns que o Campeonato Europeu de Futebol não foi evento útil. No que se refere ao Minho, pelo menos, o evento ainda continua a render.
Sem comentários:
Enviar um comentário