«Eurobarómetro analisou a qualidade de vida em 75 cidades, entre as quais Lisboa e Braga: só a última teve bons resultados
As duas cidades apresentaram os mais baixos níveis de satisfação precisamente no mesmo parâmetro: os espaços verdes
As cidades europeias são "lugares cada vez melhores para viver".
Esta é a conclusão de um estudo feito pelo Eurobarómetro, que incidiu em 75 cidades dos 27 países da União Europeia, Croácia e Turquia, cujo objectivo era obter respostas quanto à qualidade de vida nas cidades europeias.
- Os países nórdicos destacamse no ranking, sobretudo no que respeita à segurança dos cidadãos, a qualidade ambiental, aos transportes públicos, aos espaços-verdes e à facilidade de encontrar alojamento de qualidade a preços razoáveis.
Desde Novembro de 2006, a equipa do Eurobarómetro inquiriu quinhentos moradores escolhidos aleatoriamente em cada uma das cidades, entre as quais se contavam duas localidades portuguesas: Lisboa e Braga.
Numa análise geral às vinte e três perguntas feitas a cada um dos inquiridos, são notórias as discrepâncias entre as duas cidades portuguesas. O resultado deu a vitória a Braga, que ficou colocada no primeiro terço na tabela, enquanto que Lisboa se ficou pelos últimos lugares
Nos vários parâmetros em análise, Lisboa apenas ultrapassou Braga em questões relacionadas com os espaços verdes, como parques e jardins públicos, embora ambas as cidades se encontrem no fundo da tabela, no 67° e no 69° lugar - a pior classificação de ambas as cidades portuguesas. No entanto, não existe uma correlação clara com a localização geográfica nem como tamanho da cidade.
Lisboa e Braga ocupam também à segunda metade da tabela no que respeita à facilidade de encontrar emprego e aos serviços de saúde dos hospitais, o que demonstra uma grande insatisfação quanto a dois dos principais factores que contribuem para a qualidade de vida.
Braga conseguiu o seu melhor resultado na facilidade de encontrar alojamentos de qualidade a preços razoáveis. A cidade minhota foi apenas ultrapassada por Leipzig, na Alemanha, e Aalborg, na Dinamarca, enquanto que Lisboa se ficou pela 57ª posição. Já a melhor classificação da capital portuguesa foi um 36° lugar, no que concerne à boa integração dos estrangeiros, embora Braga, também aqui, se tenha voltado a superiorizar claramente, alcançando o 12° lugar.
Quanto a segurança na cidade, Lisboa ficou mais uma vez aquém. Braga detém o 12° posto, enquanto Lisboa ficou novamente no fundo da lista, mais de 50 posições abaixo da cidade nortenha, com um fraco 65° lugar.
Desde a última Auditoria Urbana, realizada no ano de 2003, uma das principais melhorias na Europa prende-se com a satisfação quanto às oportunidades de emprego, que cresceu 9 por cento (para os actuais 41 por cento).»
Helga Costa
(reprodução integral de notícia, datada de 07/09/21, publicado no Jornal de Notícias)
Sem comentários:
Enviar um comentário