quinta-feira, julho 28, 2011

"Presidente da República recebe livro coordenado por professor da UMinho"

«Rui Nuno Baleiras entregou primeiro exemplar de “Casos de Desenvolvimento Regional”, que inclui vários textos de docentes desta academia
O Presidente da República recebeu há dias o primeiro exemplar do livro “Casos de Desenvolvimento Regional”, através do coordenador da obra, Rui Nuno Baleiras, que é professor da Escola de Economia e Gestão da UMinho. O acto teve lugar no Palácio de Belém, numa audiência concedida por Cavaco Silva à Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), que promove o volume de 798 páginas.
A sessão contou ainda com Francisco Nunes Correia (prefaciador da obra, professor do IST e ministro do Desenvolvimento Regional em 2005-09), António Simões Lopes (primeiro líder da APDR, em 1984-90, professor e ex-reitor da UTL) e Tomaz Ponce Dentinho (presidente da APDR e professor da Universidade dos Açores). Os 46 capítulos do livro foram escolhidos através de um processo competitivo, havendo vários textos de investigadores da UMinho, designadamente José Cadima Ribeiro, Francisco Carballo-Cruz, Rui Nuno Baleiras e Nuno Pinto Basto (todos da Escola de Economia e Gestão), Paula Remoaldo e Vítor Ribeiro (ambos do Instituto de Ciências Sociais).
“Casos de Desenvolvimento Regional” incide na economia e política do desenvolvimento regional, que é também definido como a “melhoria sustentável da qualidade de vida das pessoas”. A obra baseia-se no estudo de casos, fazendo a ponte entre doutrina e prática e dando soluções para problemas reais, como a produção de aplicações estatísticas ou de informação geográfica no apoio ao planeamento e decisão executiva, a elaboração de planos estratégicos, a mobilização de agentes económicos, a dinamização de acções colectivas em prol da competitividade ou a avaliação de políticas privadas e públicas e de processos endógenos de desenvolvimento.
São referidos exemplos de Portugal, Espanha, Brasil e São Tomé e Príncipe. Explica-se factores de sucesso e os riscos de projectos como o Biocant Park (ninho de unidades empresariais e de I&D de biotecnologia, em Cantanhede), o Queijo Matias (empresa familiar que se internacionaliza graças a um produto da serra da Estrela e da cooperação com agentes locais), o Quadrilátero Urbano do Minho (parceria de competitividade e inovação que une quatro municípios, a UMinho, a AIMinho e o CITEVE), o PROQUAL (programa de qualificação física, social e económica nos subúrbios de Lisboa), as parcerias do PROVERE na competitividade de territórios de baixa densidade (Rota do Românico do Vale do Sousa, Cultura Avieira no rio Tejo, entre outras) ou o processo de convergência do PIB per capita do Norte para a média nacional.
Editado pela Princípia, o volume destina-se a dois tipos de público: inúmeras disciplinas de ensino superior nos espaços lusófono e ibérico que versam sobre questões de desenvolvimento económico e social; e profissionais ligados à formulação de políticas e à dinamização de acções colectivas visando a competitividade e a coesão dos territórios. Os capítulos contêm exercícios para consolidação ou aprofundamento de conhecimentos, dentro e fora da sala de aula.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho»

(reprodução de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede electrónica da UMinho, pela entidade identificada)

Sem comentários: