terça-feira, fevereiro 28, 2012

Do it

"If you can dream it, you can do it."

Walt Disney

 (citação extraída de SBANC Newsletter, February 28, Issue 707 - 2012, http://www.sbaer.uca.edu)

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Memória de um tempo longínquo

«Entre o serviço que me foi distribuído nesse primeiro ano (1982/1983) estavam cadeiras como Macroeconomia, Moeda e Crédito, Economia Regional e Local, e Análise de Projectos de Investimento, que continuei a leccionar nos anos seguintes.» 

J. Cadima Ribeiro

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

"2nd Call for Papers | 18th APDR Congress"

«2nd Call for Papers | 18th APDR Congress | 
Innovation and Regional Dynamics | 
14th-16th June 2012 | Faro, Portugal

  • Abstract Submission Deadline: March 15th, 2012
  • Results of the review process will be communicated to authors by aproximately: April 15th, 2012
You must have an account for an online submission (abstract and/or paper) or to register.
For a first visit, please CLICK HERE.
You have already an account, please CLICK HERE.

Guidelines for Abstracts: Abstracts are accepted in the following languages: Portuguese, English or Spanish. The papers can be presented in one of these three languages and parallel sessions will be organized by language to facilitate the participation of people who do not speak Portuguese.
The text should not exceed 1.500 characters (including spaces).

Subthemes:
  • Innovation and Regional Dynamics
  • Innovation and Territory
  • Teaching and Research in Regional Science
  • Regional development policies
  • Globalization and regional development
  • Spatial dimensions of the crisis of the state
  • Urban Sustainability
  • Transport networks and territory
  • Tourism and sustainable development
  • Local and rural development
  • Economics of natural resources and environmental (6th Congress Nature Management and Conservation Sessions)
  • Nature Management and Conservation (6th Congress Nature Management and Conservation Sessions)
  • Operational Models of Regional Economics
  • Instruments of spatial planning
  • Regionalization and Regional and Local Finance
  • Spatial Econometrics

Mais informação em http://www.apdr.pt/congresso/2012/EN_Index.html»


(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

"Informe IEB sobre Federalismo Fiscal '11 / IEB's Report on Fiscal Federalism '11"

«Buenos días,

El Instituto de Economía de Barcelona (IEB), publica anualmente el Informe IEB sobre Federalismo Fiscal, con contribuciones de expertos del IEB y de otras universidades del mundo. El informe de este año, dirigido por los catedráticos de Hacienda Pública e investigadores del IEB Núria Bosch y Albert Solé-Ollé, pretende enriquecer un debate necesario y urgente sobre la grave situación financiera de los municipios con el análisis de economistas de prestigio. Adjunto les hacemos llegar la web desde donde podrán tener acceso al documento completo de manera gratuita, tanto en su versión en castellano como en su versión en inglés.


Good moorning,

The Barcelona Economics Institute (IEB) publishes an annual IEB Report on Fiscal Federalism, with contributions from experts at both the IEB and at universities around the world. This year?s report, coordinated by the professors of public finance and IEB researchers, Núria Bosch and Albert Sole-Olle, seeks to contribute to the urgent debate on the grave financial situation currently faced by the municipalities with the opinion and analyses of leading economists. Please find attached the web link where you can access the full report (both in Spanish and in English) free of charge.




(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

domingo, fevereiro 19, 2012

Guimarães Capital Europeia da Cultura

Artigo ComUM
A Capital Europeia da Cultura 2012 vista a partir das notícias publicadas em 2011 nos jornais:

Post Scriptum: 
«[...] Não respondi aos comentários que li sobre o texto que publiquei no ComUM porque, genericamente, fazem considerações sobre o que não conhecem e vêem imprecisões  onde deveriam ser capazes de observar factos e dados, com as limitações que decorrem da metodologia de análise que foi adoptada, que, obviamente, tem limitações. Abro aqui uma excepção em razão da atenção pessoal de uma mensagem que me chegou por circuito fechado.
O texto tem duas dimensões: uma em que retenho brevemente  resultados de um trabalho de investigação; outra em que me refiro a uma leitura subjectiva, como a adjectivo, sem preconceitos, mas que nem por isso deixa de reportar-se a factos, observados por mim.
Obviamente, aceito leituras diferentes dos mesmos factos mas não insinuações e considerações atiradas para o ar. Note-se que o estudo existe e quem quisesse esclarecer o rigor dos dados usados podia aceder a eles, desde que os pedisse e tivesse vontade de tirar as dúvidas que lhe ocorreram.
Conforme terá  sido percebido por quem quis "ler o texto", eu estive em Guimarães no dia da abertura da CEC2012. O caos a que assisti vai muito para além do que comentei. Dois ecrãs gigantes a transmitir o espectáculo que se realizou no Largo do Toural ficaram muito aquém do que era necessário. Alguém escreveu que estariam nas ruas e praças do centro da cidade 50 ou 60 mil pessoas, o que não custa admitir. Sobre a incapacidade da restauração de dar resposta às solicitações, ainda ninguém se atreveu a proclamar o contrário, o que me surpreende.
No que à "batalha das almofadas" se refere, poder-se-á sempre dizer que se tratou de uma iniciativa à margem da CEC, o que não contesto, mas ninguém lhe retira a dimensão de ridículo que carrega e a circunstância de aparecer intrometida no programa de iniciativas culturais de Guimarães Capital Europeia da Cultura, isto é, quem olhasse para o que corria em Guimarães em matéria de animação, ia  incontornavelmente ser confrontado com o inusitado do dito evento, quer a comissão organizadora da CEC quisesse ou não.
Fico-me por aqui, para já. Continuarei a estudar os impactos da CEC 2012 durante e depois do evento e a seguir o que se for passando, de olhos bem abertos, para ver melhor e aprender mais. Faço questão de ser diferente daqueles que já sabiam tudo quando nasceram e que nunca têm dúvidas»

Post Scriptum (2):
«O que é particularmente curioso é que não me referi em momento algum do texto a outra realidade que não fosse a de Guimarães, pelo que não poderia antecipar que houvesse criticas a vir daí, isto é, fundadas na problemática da não concertação entre Guimarães, Barcelos, Braga e Famalicão, entre outras cidades vizinhas, na organização e gestão do evento. Isso assinalando, fica ainda mais claro para mim que algumas das críticas recebidas não têm nada que ver com os factos que retive, em leitura objectiva ou subjectiva.
Obviamente que, depois de substituída Cristina Azevedo, alguma coisa melhorou, mas o registo pelos jornais das peripécias que levaram à sua queda já eram indeléveis.
O que se passou com a restauração não podia passar-se. É por isso é que faz sentido haver planeamento e se criam infra-estruturas "ad hoc" em momentos como aquele. Não estou a dizer que se podia dar resposta de qualidade. Estou a dizer que se podia ter dado alguma resposta, se alguém tivesse pensado atempadamente no assunto.
E para o restante período da CEC, vai ficar tudo como está agora nessa dimensão, também?
»

J. Cadima Ribeiro

terça-feira, fevereiro 14, 2012

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

ERSA Congress 2012: Call for Papers

Bratislava Congress

Call for Papers:                    Ersa Congress 2012 
Only 8 days to go!
Regions in Motion: Breaking the Path

Bratislava, 21-25 August 2012


Reminder:
The Call for abstracts/papers is open until the
17th February 2012

To view the themes of the congress: General themes and Special Sessions' themes

To obtain more details on the Submissions' guidelines and the F.A.Q.

To login to the  Congress Participant Area

Don't miss this chance! Submit now!»



(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

II Workshop on Urban Economics - Call for papers

«Dear colleague:



This is a reminder that March 2, 2012 is the deadline for submission of papers for the II Workshop on Urban Economics organised by the Barcelona Institute of Economics (IEB), which will be held in  

Barcelona from June 4 to 5, 2012.

We invite you to submit a paper. The Workshop covers many aspects of Urban Economics, and both theoretical and empirical papers are welcome. For further information, see attached file or visit our page.

Feel free to distribute this information among those colleagues you think might be interested.

We look forward to seeing you at the Workshop!

Organizing Committee

PS: Apologies for cross-posting.
----------
IEB

Universitat de Barcelona

Fac. d'Economia i Empresa

Carrer Tinent Coronel Valenzuela, 1-11
08034 Barcelona
Tel.: + 34 93 403 46 46
Fax: + 34 93 403 98 32

(reprodução do corpo principal de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

"Projetos foram apresentados ontem no posto de turismo de Vila Nova de Famalicão"

Notícia Diário do Minho
Quadrilátero Urbano cria cartão cultural: