sábado, janeiro 03, 2015

"Plataforma de dinamização do Interior de Portugal"

«O meu nome é Miguel Gomes De Sousa e faço parte do Departamento de Novas iniciativas da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

A Câmara de Comércio é uma associação empresarial privada ao serviço das empresas portuguesas desde 1834, que promove em particular o desenvolvimento dos seus associados a nível nacional e internacional. Diariamente trabalhamos para apoiar as empresas associadas no seu crescimento, afirmando-nos como um parceiro privilegiado para a internacionalização da economia nacional e promotores da ligação entre as PME e as grandes empresas.

Nos últimos anos temos vindo a desenvolver uma plataforma de dinamização do Interior de Portugal de forma a reduzir as assimetrias com o Litoral do país. Começámos com o distrito de Évora, como distrito piloto estando agora também em Beja e Castelo Branco contando com o apoio dos respetivos núcleos empresariais de cada região (NERE- Évora, NERBE- Beja e AEBB- Beira Baixa).
O projeto divide-se, em duas partes. Uma que consiste no “Faz falta cá dentro” onde é dado à população dos distritos aderentes a possibilidade de identificar o que faz falta na sua região (Mercearias, multibanco, farmácias, cinemas, etc.). A outra parte consiste no “Emigre cá dentro” e é uma plataforma de emprego semelhante a tantas outras com o objetivo de identificar oportunidades de emprego na região.
Este projeto é completamente gratuito e tem como objetivo mapear essas necessidades para depois em conjunto com os parceiros locais, implementa-las de forma a dinamizar a economia local.

Dado que 2014 foi o ano em que o projeto foi efetivamente lançado, é importante a elevada participação das associações e população local no mapeamento das necessidades já em 2015. No site já estão identificadas 23 no distrito de Beja sendo possível inseri-las diretamente, mas de forma a facilitar o processo, criámos um questionário que consiste em 5 perguntas rápidas e que poderá ser preenchido as vezes que se quiserem. Podem preencher por conhecimento direto, ou em nome de algum familiar ou amigo que habite nestas regiões, ou por conhecimento que naquela região aquela necessidade existe.


O questionário poderá ser reencaminhado para o máximo número de pessoas para que possam preencher.

Conheçam melhor o projeto em www.ointeriorprecisadisto.com

Conheçam também a nossa página de Facebookhttps://www.facebook.com/pages/O-Interior-Precisa-Disto/300983193343956

Agradecemos a partilha no V/ blog ou página estando ao dispor para partilharmos o mesmo na nossa página de Facebook,

Estaremos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional,

OBRIGADO!
Bom Ano 2015

Melhores cumprimentos

Miguel Sousa 
Departamento de Novas iniciativas
Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa»







(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio eletrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: