segunda-feira, março 23, 2015

Recursos endógenos – mais que uma herança, uma oportunidade

O desenvolvimento e crescimento das comunidades humanas sempre se pautou pelo uso dos recursos dos territórios onde as mesmas se inseriam. A utilização dos vários bens que esses espaços proporcionavam levaram a que as comunidades se fixassem aproveitando estes recursos para a sua sobrevivência. Neste processo de uso do território, foram sendo criados hábitos, costumes característicos, indissociáveis da envolvente e que só assim faziam sentido devido a essa mesma condição, apesar de mais tarde se proceder a uma exploração mais intensa desses recursos pela comunidades humanas.
É neste sentido de apropriação humana dos recursos que os mesmos passam a ter um valor para além do objecto em si. Do simplesmente inerte, passam a deter uma valorização diversa – económica, cultural – que lhes confere significados diferentes. Os produtos são assim mais do que apenas um pedaço de rocha, madeira, fruto. São também uma composição matéria-homem. O bocado de pedra, quando esculpido de alguma forma pelo Homem, passa a um produto, no sentido em que existe uma modificação do objecto inerte original e, além desta sua característica intrínseca, é complementada com a arte stricto senso. Mas esta perspectiva do objecto humanizado, vai mais além do seu aspecto físico, prolongando-se para algo mais etéreo, como sendo todo o significado que pode ser atribuído a um qualquer objecto e/ou em que o mesmo se integra de alguma forma. Celebrações de carácter religioso, ou profano, são algumas destas heranças.
Além destas leituras sobre o conceito de recurso enquanto objecto e significado, é também aceitável reconhecê-lo como todo o “input da actividade económica de um território” (RIBEIRO e FREITAS SANTOS, 2006, p.8 ). Nesta perspectiva, os recursos tomam parte na dinâmica económica do território e bem assim passam a estar incluídos recursos, além dos materiais, humanos e culturais, como refere NATÁRIO et al. (2010) É nesta abrangência conceptual que os recursos endógenos são considerados no potencial económico do território. Para ultrapassar as dificuldades de desenvolvimento de territórios mais enfraquecidos, têm surgido propostas que apontam para o aproveitamento dos recursos existentes, tendo inclusivamente sido criado no âmbito de QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), o programa PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos). 
A envolvência dos vários stakeholders, a valorização dos recursos endógenos ou a elaboração de estratégias de médio longo prazo, são algumas das componentes que tendem a promover o desenvolvimento territorial. Neste processo de desenvolvimento, o turismo surge como uma componente determinante, pois promove e atrai fluxos de visitantes, potenciais consumidores dos recursos do território já que “se están creando nuevos productos que intentan dar respuesta a las inquietudes de unos viajeros cada vez más activos y con una mayor motivación. Y entre estos productos destaca todo lo relacionado con las costumbres locales, con la gastronomía de un determinado lugar…” (RODRIGUEZ et al. 2013 p.42).
É pois assim, por maioria de razão, que a aposta num desenvolvimento sustentável continue a ser estimulada pelo Estado, não só por razões económicas, mas também pela defesa e protecção de saberes ancestrais que fazem parte da cultura do País.

Nelson Labrujó

Bibliografia:
RIBEIRO, J e SANTOS, J., Produtos do território e desenvolvimento local [Em linha]. Local de edição: ISEG/UTL 2006 [Consult. Mar, 2015]. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/4754
NATÁRIO, M., BRAGA, A., REI, C. A valorização dos recursos endógenos no desenvolvimento dos territórios rurais [Em linha]. Local de edição: Universidade do Minho 2010 [Consult. Março 2015]. Disponivel em: http://pluris2010.civil.uminho.pt/Actas/PDF/Paper580.pdf
RODRIGUEZ, Aurea, LOPEZ-GUZMAN, Tomás, GARCIA, Juan. Análisis del enoturista en la Denominación de Origen del Jerez-Xérès-Sherry (España) [Em linha]. Local de edição: Tourism & Management Studies, 2013 [Consult. Mar 2015]. Disponivel em: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582013000200006&lang=pt
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, PROVERE, [Em linha]. [Consult. Mar. 2015]. Disponivel em: http://www.novonorte.qren.pt/fotos/editor2/import/ccr-norte.pt/novonorte/brochuraprovere.pdf

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho) 

3 comentários:

Gardunho disse...

Muito boa noite,
Sigo com bastante atenção seu blogue pois sou técnico superior que desenvolve trabalho na área do desenvolvimento rural e estou a frequentar um doutoramento em Desenvolvimento Territorial Sustentável e estou a focar a minha investigação para a valorização dos recursos endógenos dos territórios rurais e, esta publicação tem um grande valor para mim.
Ainda assim, permita-me a ousadia de lhe colocar a seguinte questão: conhece algum modelo/sistema de categorização/classificação do que são os recursos endógenos de um território?
Tenho procurado bastante na literatura e praticamente se assumem diversos produtos com o pressuposto de fazem parte de um recurso endógeno mas não encontrei até à data nada de concreto.
Agradeço-lhe o seu trabalho e a sua atenção.
Um grande bem haja.

Celso Lopes
(Técnico Superior da DRAP Centro e Estudante do Doutoramento em Desenvolvimento Territorial Sustentável na Universidade da Extremadura.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro Celso Lopes,
Obrigado pelo seu comentário e interesse posto na consulta do blogue. Por definição, recurso endógeno é o que é parte de um certo território, na sua identidade básica. Nessa dimensão, não parece haver dificuldade. Uma categorização de recursos endógenos, propriamente dita, nunca a encontrei. Existem categorizações de recursos e capacidades,em geral, isso sim. Nalguns dos meus trabalhos, pode-se encontrar uma.
Desejo-lhe no seu doutoramento.
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro

J. Cadima Ribeiro disse...

Digo: desejo-lhe sucesso no seu doutoramento.