quarta-feira, dezembro 02, 2015

"Perfil dos visitantes e perceções do destino Guimarães antes e após a CEC 2012"

"As Capitais Europeias da Cultura (CEC) são o projeto cultural colaborativo mais ambicioso, em termos de dimensão e escala, que se realiza na Europa. Em 2012, pela primeira vez em Portugal, uma cidade média recebeu o título de Capital Europeia da Cultura. Guimarães foi a cidade eleita. Três anos após a realização da CEC 2012, importa aferir o que mudou em termos do perfil do visitante e perceção deste dos atributos da cidade. A essa luz, a presente investigação tem como principais objetivos aferir a evolução da perceção dos visitantes do destino Guimarães, tentando identificar as principais alterações ocorridas na sua imagem entre 2010/2011 (antes do megaevento) e 2015 (depois do megaevento), e contribuir para a identificação do posicionamento atual do destino, na perspetiva do visitante. Optou-se por usar fontes primárias, alicerçadas na realização de inquéritos aos visitantes de Guimarães. Em matéria de tratamento analítico, fez-se uso de técnicas que permitam evidenciar a semelhança ou diferença em termos estatísticos dos perfis dos visitantes e percepções dos atributos do destino mantidas no horizonte temporal tratadoEm termos de principais resultados, constatou-se uma alteração do perfil do visitante do destino Guimarães (maior equilíbrio em termos de homens e mulheres, descida dos inquiridos com idade compreendida entre os 0 e os 25 anos e um aumento dos inquiridos entre os 46 e os 65 anos, e aumento dos visitantes com habilitações literárias mais baixas) e uma evolução notória dos atributos percebidos da cidade. Crê-se que os resultados empíricos a que se chegou são informação a ter em devida conta pelos operadores turísticos e, sobretudo, pelos responsáveis pelo planeamento e gestão turística da cidade."

Vitor Marques
Mestre em Património e Turismo Cultural
pela Universidade do Minho

            Paula Remoaldo[1]
Professora e investigadora do Lab2pt- Laboratório de Paisagem, Património e Território da Universidade do Minho

Laurentina Vareiro
Professora do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave

José Cadima Ribeiro
Professor da Escola de Economia e Gestão e investigador do NIPE,
Universidade do Minho



[1] Este trabalho tem o apoio financeiro do Projeto Lab2PT- Laboratório de Paisagens, Património e Território - AUR/04509 e da FCTMEC através de fundos nacionais e quando aplicável do cofinanciamento do FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

(reprodução de resumo de comunicação que será apresentada no CIT 2015, IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO, organizado pelo IPCA, e que decorrerá entre 3 e 5 dezembro de 2015 na “Plataforma das Artes e da Criatividade", em Guimarães)

Sem comentários: