sexta-feira, dezembro 22, 2006

Novos problemas de localização

Existem cada vez mais empresas que se internacionalizam em busca de novos mercados. De acordo com vários estudos realizados, isto deve-se ao facto das localizações serem, de algum modo, favoráveis à implementação das empresas.
Embora não haja consenso total relativamente a quais serão exactamente os factores condicionantes, existem várias características que são apontadas como base para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de projectos em certas zonas. De acordo com BUCKLEY e CASSON (1976) estas características vão desde factores específicos da indústria, da região, das relações politicas e fiscais dos países, até factores específicos relativos a empresa, que conferem várias vantagens numa possível implementação.
Segundo uma abordagem mais eclética DUNNING (1981) refere três condições para explicar a internacionalização das empresas. Estas são: possuir vantagens de propriedade face a empresas concorrentes; ser mais lucrativo explorar as vantagens do que vender ou licencia-las; e ser viável combinar as duas condições anteriores com obtenção de inputs de outros países a preços mais baixos.
De acordo com várias entidades é de esperar que o meio condicione o tipo de empresa que se irá fixar no mesmo; existem, no entanto, casos em que visionários, pegando numa localização que não seria à partida propícia, criaram condições de modo a contrariar a tendência geral criando aglomerados de empresas (normalmente empresas de alta tecnologia).
DELAPLACE (1993) fez uma compilação de 21 factores que influenciam a possibilidade da formação de complexos de alta tecnologia. De um modo geral, a existência de infra-estruturas, tais como universidades, centros de investigação, etc., criam a base para que mais tarde se tenha mão-de-obra qualificada e toda uma organização que facilita o desenvolvimento tecnológico.



Joana Branco

(doc. da série artigos de análise/opinião)

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