«Um exemplo de turismo criativo em Ponte de Lima serão os Serões de História Local, que numa edição futura poderão já prever a participação dos turistas estrangeiros. É uma iniciativa tímida, ainda, mesmo que vá no bom sentido. A Oficina da Natureza, por seu lado, também nos deu indicação que existem muitas actividades do dia-a-dia que podem ser transformadas em actividades turísticas lúdicas. É outro passo que importa dar e aprofundar, dos muitos que é necessário planear tendo em vista o desenvolvimento do projecto turístico sólido a que nos referimos ao longo do artigo.
Um outro exemplo, vindo de Paredes de Coura, é o de uma actividade que aí realizam e que designam “Cores, Sabores e Tradições”, onde, de manhã, fazem um percurso pedestre, de tarde vão para o Museu de Paredes de Coura e põem as pessoas a fazer biscoitos de milho na eira. Depois, enquanto os biscoitos cozem, fazem o circuito do Museu e, por fim, fazem um lanche.»
J. Cadima Ribeiro
Paula Cristina Remoaldo
Mécia Mota
(excerto da conclusão de artigo intitulado "Alto Minho: destino de turismo cultural?", a publicar em próximo número da revista Estudos Regionais, do CER, Viana do Castelo)
Sem comentários:
Enviar um comentário