sábado, maio 28, 2011

Crescimento regional e políticas de desenvolvimento regional

O parque natural da Serra Malagueta, na ilha de Santiago, Cabo Verde, tem recursos e atracções naturais muito próprias. Paisagens, ribeiras, geologia, flora, fauna, criou-se um projecto no âmbito das Áreas Protegidas, com o principal objectivo de preservar a biodiversidade, financiada pelas Nações Unidas e o Governo de Cabo Verde. Esse projecto visa aproveitar os recursos existentes na região de forma a possibilitar o desenvolvimento local, não excluindo a comunidade da região, ou seja, participam todas as pessoas, as instituições ou organizações e as tecnologias, aproveitando os recursos endógenos e exógenos através de contactos com o exterior para obter novos conhecimentos, apostando na inovação e no desenvolvimento, para o benefício da comunidade da Serra da Malagueta. Como é que com os recursos que a região pode oferecer podemos tirar proveito para o desenvolvimento duma região aonde a água para o consumo é uma raridade?

Parque Natural da Serra da Malagueta “de mãos dadas” com a sua comunidade para o desenvolvimento regional

O parque natural da Serra da Malagueta (ilha de Santiago) Cabo Verde, fica num dos pontos mais altos da ilha: cerca de 1000 metros de altitude, com a área cerca de 774 ha.
A Serra fica num ponto estratégico, no centro de três grandes municípios da ilha, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal, lugar de grande atracção turística (eco turismo). O parque da Serra é um lugar privilegiado para a educação ambiental e centro de pesquisa e investigação. É um dos ecossistemas florestais da montanha mais importantes do arquipélago de Cabo Verde. A área contém o maior número de plantas endémicas da ilha de Santiago (26), 14 das quais estão em vias de extinção.
O parque da Serra da Malagueta obteve o estatuto de parque natural (áreas protegidas) pelo decreto-lei nº3 de Março de 2003. Sendo que um parque natural implica um equilíbrio entre os recursos naturais e as comunidades beneficiárias, o Ministério do Ambiente e Agricultura, através do projecto financiado pela GEF (fundo global para o ambiente) / Nações Unidas, propôs medidas para gerar recursos para benefício da comunidade, aproveitando os recursos existentes: criar e gerir um sistema de áreas protegidas para conservar a biodiversidade de importância global, travar e reverter a degradação dos recursos ligados à água e à terra das áreas protegidas.
Nesta região actualmente através da captação da água das nuvens e dos nevoeiros, consegue-se reabastecer a comunidade e a escola local com água para o consumo doméstico. Pode-se dizer que esta é uma inovação para esta comunidade. Só há benefícios com esse tipo de projectos, pois o nevoeiro é a única fonte vital de água utilizada pela comunidade da Serra Malagueta. Este sistema inovador atrai muitos turistas e visitantes. Para eles, isso representa uma peculiaridade para se dar a conhecer. Quem sabe se assim outros países aderem ao mesmo projecto para o bem do ecossistema e da comunidade envolvente.
Ricardo Mendez (2002) procura mostrar que a inovação está ligada hoje em dia ao desenvolvimento local e regional e que este conceito tem vindo a ser utilizada em vários domínios. Há que apostar no local e na sua capacidade de inovação. No caso do parque natural da Serra foram implementados projectos inovadores, onde são aproveitados os recursos que a paisagem oferece para o bem da comunidade.
Para Oerlemans e Meeus (2005), para inovar é preciso ter capacidade de produzir novos serviços e produtos e que seja algo de que se possam colher frutos. A inovação proporciona o crescimento das instituições e consequentemente das pessoas e das regiões.
O Maillat, por sua vez, diz que o meio inovador é a organização do territorial onde nascem os processos de inovação.
É de louvar tipos de projectos como esse que foi implementado no parque da Serra Malagueta, pois está a ter bons resultados e a comunidade está a tirar proveito disso. Mas é importante frisar que há que ser feitas campanhas de sensibilização, através da educação ambiental. Não importa dar recursos sem mostrar como cuidar desses mesmos recursos e a melhor forma de tirar proveito desses mesmos recursos.
A cultura dessa região é muita rica: a forma tradicional da produção da aguardente “grogue”; o uso de plantas endémicas para medicina tradicional; formas de calcetar a estrada; danças com expressões corporais muito ricas. Tudo isso constituem produtos que devem ser bem explorados, permitindo participação racional e activa da população na gestão dos recursos e na criação de meios de subsistência.

Mónica da Silva

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

1 comentário:

bostor disse...

Neste Paragrafo "O Maillat, por sua vez, ...inovação", a redacção não está muito feliz poderia simplesmente retirar-se o "O" e teria uma leitura mais apropriada uma vez que presumo que a autora não foi comtemporanea de Maillat.
Outra sugestão de correcção "Mas é importante frisar que há que ser feitas campanhas de sensibilização, através da educação ambiental.
O texto fica mais percetível e correcto se for redigido assim: Mas é importante frisar que devem ser feitas ......, isto porque não existe nada para comprar mas sim para fazer