terça-feira, julho 17, 2012

Departamento de Geografia, ICS: "Aplicação de ferramentas e de competências transversais"

«Formação a realizar em Setembro de 2012
no Campus de Azurém da Universidade do Minho

1-Título: Aplicação de ferramentas e de competências transversais.

2-Público-alvo: Estudantes ou ex-estudantes dos 1º e 2º Ciclos da Universidade do Minho. Caso existam vagas poderão ser considerados os estudantes do 3º Ciclo.

3-Vagas: 24 estudantes (inscrição gratuita tendo direito a um certificado de participação nas acções de formação). Cada estudante pode inscrever-se em apenas uma acção de formação, em duas, em três ou nas quatro previstas.

4-Local de realização: Campus de Azurém (Guimarães) – no Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica do Departamento de Geografia.

5-Data de realização: 10 a 13 de Setembro.

6-Organização: Departamento de Geografia (Direcção dos 1º e 2º Ciclos), Conselho Pedagógico do Instituto de Ciências Sociais, Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (NIGP) e Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS).

7-Responsáveis pela Organização: Paula Remoaldo (Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais), Professor Doutor António Vieira (Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais) e Professor Doutor Rui Morais (Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais).

6-Competências a adquirir com a formação:
—Aquisição de algumas competências transversais (soft skills), tais como, as que se relacionam com a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica e a elaboração de um artigo científico;
            —Capacitação dos estudantes para a investigação;
—Capacitação dos estudantes para a intervenção nas empresas.

7-Plano de formação:

Dia 10 de Setembro (14h às 18h) – Análise espacial com recurso a SIG.
Formador: Prof. Doutor António Vieira (Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Universidade do Minho).

Dia 11 de Setembro (14h às 18 h) Dia 10 de Setembro (14h às 18 h) – Sistemas de Informação Geográfica aplicados à definição de aglomerados urbanos.
Formadora: Mestre Maria da Luz Fernandes (Técnica Superior da Câmara Municipal de Amares).

Dia 12 de Setembro (14h às 18 h) – Sistemas de Informação Geográfica em Open source   (Uso de algumas plataformas de visualização e edição em ambiente desktop e webSIG, assim como a edição e visualização de metadados on-line).
Formador: Dr. Eurico Loureiro (Investigador no CITCEM).

Dia 13 de Setembro (14h às 18h) – Elaboração de um artigo científico (como pesquisar; as bases de dados mais importantes; a estrutura e redacção de um artigo científico).
Formadora: Profª. Doutora Paula Remoaldo (Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade do Minho).

Inscrição: A inscrição pode ser efectuada, até ao dia 7 de Setembro, por e-mail para o Conselho Pedagógico do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (pedagogico@ics.uminho.pt)
ou para a Secretaria do Departamento de Geografia (sec@geografia.uminho.pt).»

Sem comentários: