quarta-feira, setembro 10, 2014

Call for Paper - 21.º Workshop da APDR - Estratégias, infra-estruturas e redes empreendedoras para o desenvolvimento regional

«APELO A CONTRIBUIÇÕES

Lisboa, 09 de setembro de 2014
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), a EMPREEND, a Universidade Aberta e Câmara Municipal de Oeiras realizarão no dia 27 de novembro  de 2014 o Workshop APDR - Estratégias, infra-estruturas e redes empreendedoras para o desenvolvimento regional.
A existência de  condições e de infra-estruturas de apoio à promoção do empreendedorismo e inovação a nível regional constituem actualmente um tópico de estudo interessante que se desagrega em diversas temáticas com interesse para os empreendedores, académicos, fazedores de politícas públicas entre outros.
O wokshop é dirigida a dois tipos de público:
·         Professores, investigadores e estudantes do ensino superior;
·         Decisores e planeadores de política em instituições públicas e privadas;
·         Empreendedores cujas actividades dependam ou provoquem externalidades significativas no ambiente económico local e regional;
·         Líderes de desenvolvimento regional.
O tema  do empreendedorismo tem vindo a ser estudado por diversos investigadores em todo o mundo.  Os contributos para o seu estudo são multidisciplinares e diversos, bem como, os seus tópicos de interesse.
O Workshop “Estratégias, infra-estruturas e redes empreendedoras para o desenvolvimento regional” pretende criar um espaço de reflexão e de discussão sobre os temas do empreendedorismo considerando o seu impacto no desenvolvimento dos territórios. Serão apresentadas várias abordagens ao tema, permitindo a discussão de artigos e de casos de estudo que propõem soluções inovadoras, estratégias sustentáveis e de promoção do desenvolvimento e competitividade dos territórios.
O formato do workshop pretende incentivar  a discussão e partilha de conhecimentos entre os participantes.
O formato dos trabalhos deverá ser feito de acordo com o formato de artigo ou de estudo de caso. A apresentação das comunicações poderá ser em português, castelhano ou inglês.
Em termos de oportunidades de publicação, todos os artigos e casos selecionados para apresentação serão publicados em livro de atas digital com ISSN. Haverá a possibilidade de uma seleção de artigos e estudos de caso escritos em inglês virem a ser publicados em livro internacional intitulado “Handbook of Research on Entrepreneurial Success and its Impact on Regional Development” Luisa Carvalho (eds), IGI, 2015. Pode ainda ser editado um livro com artigos e casos selecionados em inglês, português ou castelhano.
Subtemas
-          O papel das instituições de ensino superior na criação e disseminação do empreendedorismo e inovação (educação para o empreendedorismo; transferência de conhecimento e tecnologia; I&D;  incubadoras e estruturas de apoio ao conhecimento e criação de empresas; impacto regional do ensino superior; spinoffs universitárias);
-          Organismos regionais e locais  de fomento do empreendedorismo de base regional (Casos e projetos relacionados com programas de organismos regionais; agencias de desenvolvimento local e /ou regional; centros de investigação; redes de transferência de conhecimento; redes e capital social);
-          Infraestruturas de apoio ao empreendedorismo (Parques/Espaços Tecnológicos/Redes de Espaços Tecnológicos;  Centros Tecnológicos/Redes de Centros Tecnológicos; Incubadoras e outras infraestruturas de apoio);
-          Infraestruturas empresariais e redes de base local (Associações e/ou Federações Empresariais; projetos ligados à sociedade civil e à economia social);
-          Financiamento (business angels; capital de risco; programas de apoio e outros recursos de suporte);
-          Barreiras para o desenvolvimento da capacidade criativa, inovadora e empreendedora das empresas  casos aplicados a regiões e estudos demográficos empresariais (itens possíveis cultura empresarial; contexto empresarial; politicas públicas nacionais e regionais; infraestruturas, agentes e redes, qualificação entre outros);
-          Estratégias empreendedoras empresariais aplicadas a um setor, programa, empresa ou região.
-          Outros temas relacionados que se enquadrem nos temas dos eventos.
Datas relevantes:
  • Até 5 de outubro de 2014 - Recepção de resumos
  • Até 5 de novembro de 2014 - Recepção dos artigos
  • 15 de Novembro de 2014 – Inscrição na conferência para inclusão da comunicação no programa do Workshop
  • 27 de novembro de 2014 - Realização do Workshop
Formatação e estrutura
Caso
Cada caso deverá fazer referência à área de conhecimento a que corresponde e a sua estrutura deverá conter:
o   resumo (na língua do caso) e “abstract” (resumo em língua inglesa, se diferente);
o   palavras-chave (até cinco);
o   introdução
o   desenvolvimento (porventura, várias secções)
o   conclusão
o   referências bibliográficas
o   exercícios (enunciados e propostas de resolução)
Artigo
Cada artigo deverá fazer referência à área de conhecimento a que corresponde e a sua estrutura deverá conter:
o   resumo (na língua do caso) e “abstract” (resumo em língua inglesa, se diferente);
o   palavras-chave (até cinco);
o   introdução
o   Revisão de literatura
o   Estudo empírico
o   conclusão
o   referências bibliográficas
-          Em ambos os casos a lista de referências bibliográficas apenas pode conter a identificação de fontes efectivamente consultadas e explicitamente referidas no texto do caso ou artigo propriamente. Todas as fontes referidas nos exercícios do caso, tanto as que já constem da lista anterior como fontes adicionais, deverão constar de nova lista a inserir no final das resoluções do caso.
-          Secções, equações, figuras, quadros e outros objectos deverão ser numerados sequencialmente (numeração árabe).
-          Cada texto não deverá ultrapassar os 37.500 carateres, incluindo espaços, mas excluindo figuras, quadros, referências bibliográficas e exercícios (nos casos).
-          Os exercícios  dos casos (enunciado e resolução) e as referências bibliográficas não relevam para a extensão indicada no número - mas solicita-se concisão nos respetivos textos.
-          Os textos em português podem ser escritos segundo o antigo ou o novo acordo ortográfico mas nunca segundo os dois em simultâneo.
Todas as informações em: http://www.apdr.pt/evento_21/index.html»

(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio eletrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: