quinta-feira, junho 25, 2015

Globalização – a Lógica das Empresas Globais

As sociedades globalizadas encontram-se nos dias atuais cada vez mais conectadas. Através dos veículos de comunicação e informação faz-se possível interagir de forma instantânea com um número cada vez maior de lugares que se pretende, para os mais diversos fins. O mundo globalizado como o concebemos hoje (e que teve seu embrião com a implementação dos projetos coloniais do século XVI), pôs em vigor o consumo de espaços, territórios, lugares e culturas de uma forma jamais vista anteriormente na história da humanidade.
É a partir da 2ª Guerra Mundial que a produção de mercadorias em grande escala, o grande avanço das tecnologias de informação e comunicação, os movimentos migratórios populacionais internacionais, os fluxos de mercadorias, e as novas divisões territoriais do trabalho, ganharam um enorme impulso. Este é um período denominado de técnico-científico-informacional (SANTOS, 2003) e, diga-se de passagem, tem como protagonistas, e controladores, as grandes empresas multinacionais, e grandes conglomerados econômicos, que por sua vez alteram toda a dinâmica global, das sociedades locais, de tempos em tempos, para que seus interesses econômicos sejam alcançados.
As empresas globais “não têm pátria”, e não parece-nos contraditório dizer que as mesmas empresas que contribuem para o elevado desenvolvimento tecnológico atrelado aos grandes níveis de cientificidade, e geração de empregos qualificados em alguns lugares específicos do globo (Europa Ocidental, Estados Unidos, e Japão), sejam responsáveis (sendo importante perceber que há em diversos países do mundo, uma diminuição da ação dos Estados Nacionais no que diz respeito à implementação de políticas públicas que beneficiem as populações) pelo aumento e proliferação do desemprego, criação de subempregos e escravidão em outros, como a América Latina, Ásia e África, isso tudo em pleno século XXI.
As novas tecnologias [utilizadas pelas grandes empresas] na condição de objetos devem ser compreendidas em conjunto com o sistema de normas e regulações a que estão associadas. A flexibilidade locacional das empresas, possível tecnicamente, vem junto com as políticas de flexibilização da legislação trabalhista, [que as beneficia] (GONÇALVES e HAESBAERT, 2006). A diminuição do papel do Estado vem atrelado aos acordos fechados com essas empresas antes de sua fixação nos territórios dos países. A oferta de mão de obra barata, os incentivos fiscais, a concessão dos terrenos, a construção das infraestruturas necessárias para o transporte de mercadoria, por parte do Estado, e a geração de empregos por parte das empresas fazem parte do pacote.
Assim sendo, estes elementos que são impostos provocam uma reação, das classes sociais, que organizam-se em sindicatos, através dos quais buscam incessantemente fazer com que os seus direitos sejam respeitados, e as desigualdades entre as partes sejam amenizadas. O Estado, por sua vez, contraditoriamente, entra como um regulador dos conflitos, propondo um acordo de paz entre as partes, mas, utilizando-se para isso do poder de polícia.
É importante percebermos qual a lógica das empresas globais, bem como da sua relação com os Estados nacionais. Para quem são direcionadas as ações ocorridas no tecido social? A quem serve verdadeiramente o Estado? Qual o nosso papel enquanto sujeitos produtores do conhecimento?

Carlos Riccelly Guimarães

Bibliografia
COSTA, Rogério H. da e GONÇALVES, Carlos Walter Porto – A nova desordem mundial / São Paulo: Editora UNESP, 2006 – 160p : il. – (Paradidáticos. Série Poder).
SANTOS, Milton – Por uma outra globalização: do pensamento único 6' ed. à consciência universal / Milton Santos. - 6* ed. – Rio de Janeiro: Record, 2003.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia e Política Regional” do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: