quarta-feira, maio 28, 2008

Conferências: "encontro de jovens investigadores"; colóquio sobre "periferias urbanas"

1º Encontro Português de Jovens Investigadores na Área do Planeamento Regional e Urbano

Irá ter lugar no próximo dia 14 de Julho o 1º Encontro Português de Jovens Investigadores na Área do Planeamento Regional e Urbano (EPIPRU), a realizar no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.
Dirigido a jovens investigadores, bem como aos seus orientadores académicos, este encontro pretende colmatar a ausência de espaços de partilha de experiências de investigação na área do planeamento regional e urbano. Pretende-se também motivar a criação de plataformas de trabalho extra-instituições e que no futuro possam servir a prática de planeamento.
O encontro, que se pretende informal, é vocacionado para investigadores que tenham desenvolvido pelo menos um ano de investigação no âmbito da sua tese de doutoramento e que ainda não a tenham concluído. O objectivo não é apresentar resultados, mas sim discutir e relacionar objectivos e métodos de investigação.
Cada investigador é convidado a enviar um "extended abstract" com duas páginas A4, de acordo com modelo disponibilizado em
até ao dia 30 de Maio. Este deverá descrever a investigação em curso, indicando os seus objectivos e métodos, e deverá ser anexado à ficha de inscrição com os dados de identificação necessários.

A aceitação dos trabalhos será comunicada até 15 de Junho e o programa final será divulgado a 20 de Junho. Serão seleccionados 15 investigadores para participarem no encontro de acordo com a relevância do trabalho para os objectivos de debate e partilha de experiências enunciados. Os investigadores seleccionados deverão preparar uma apresentação de Power Point com cerca de 15 slides para uma comunicação de um máximo de 15 minutos, a cumprir rigorosamente, permitindo concentrar o encontro num único dia e assegurando o necessário espaço para o debate. As línguas admitidas para o encontro são o Português e o Inglês. Todos os orientadores dos investigadores participantes serão convidados a assistir.
O encontro conta com uma comissão de selecção dos participantes que integra os professores Manuel Fernandes de Sá (FAUP), Paulo Pinho (FEUP) e António Pais Antunes (FCTUC).
O objectivo desta reunião é alargar a plataforma de comunicação entre a comunidade de investigadores em Planeamento em Portugal.
Mais informação em:
*
Colóquio "Periferias Urbanas, entre Norma e Inovação"

Colóquio "Periferias Urbanas, entre Norma e Inovação, nas cidades da Europa do Sul".
Este colóquio terá lugar entre 11 e 14 de Junho de 2008 na cidade de Bordéus.
O programa está também disponível em
onde poderão igualmente encontrar outras informações sobre o colóquio e sobre inscrições, deslocações e estadia.
Este encontro contará com a presença de investigadores portugueses, franceses e espanhóis, na área da Geografia e outras ciências sociais dedicadas ao estudo da cidade contemporânea.
Para mais informações
O Comité de Organização
Isabel Pato - 962307806
Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
-
(cortesia de Paula Cristina Remoaldo)

Sem comentários: