sábado, julho 19, 2008

Seminário sobre “A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos”

"Caríssimos associados,
Vimos por este meio divulgar o evento externo abaixo indicado.
Com os melhores cumprimentos,

Rita Azevedo
APDR
______________________________________________________________
Exmos/as Senhores/as,
O GEOTA encontra-se envolvido, desde 2001, numa campanha a nível Europeu para a promoção de uma efectiva Reforma Fiscal Ambiental (RFA), que beneficie as entidades com um bom desempenho ambiental da sua actividade. Esta campanha é coordenada, a nível europeu, pelo European Environmental Bureau (EEB) e, a nível nacional, pelo GEOTA.
Nesse âmbito, vai ser organizado um Seminário sobre “A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos”, no próximo dia 22/07, a partir das 14h00, no Auditório da LIPOR, no Porto, para o qual convidamos desde já V. Exa. ou um V/ representante a participar.
A gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) apresenta custos ambientais e económicos elevados. Estes custos são sempre pagos: pelos cidadãos, através dos impostos (princípio do contribuinte-pagador); ou de forma mais justa, pelos responsáveis pela produção desse lixo (princípio do poluidor-pagador).
Numa época na qual os hábitos de consumo no nosso país se reflectem em produções crescentes de resíduos sólidos, é urgente tomar medidas que incentivem boas práticas, nos cidadãos, nas empresas e nas instituições públicas, quer seja na separação dos resíduos, na minimização de recursos desperdiçados, ou na gestão adequada destes, também pelo lado dos instrumentos económicos.
Este debate pretende abordar essa e outras questões, contando com agentes importantes do sector.
Aos participantes inscritos garante-se participação gratuita, documentação de apoio e a oferta de algumas publicações do GEOTA.
Mais informações sobre esta e outras iniciativas organizadas pelo GEOTA podem ser obtidas mediante consulta à N/ página da Internet (http://www.geota.pt/) ou junto dos nossos serviços.
Sem mais assunto de momento, agradecendo, desde já, toda a divulgação a esta iniciativa que possa ser prestada por V.Exa., resta-nos despedir-nos,
Com os melhores cumprimentos

Carlos Nunes Costa
Presidente

[...]
__________________________________________________________________
Secretariado de - Secretariat of:

GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
National-wide environmental NGO specialized in environmentalpolicy and environment and development issues
Endereço/Address: Travessa do Moinho de Vento, Nº 17, CV. Dta. 1200-727 LISBOA - PORTUGAL
Tel/phone: +351 21 395 61 20 - Tel/Fax: +351 21 395 53 16 - Telemóvel (cellphone): 96 260 26 80"
*
(reprodução de mensagem de correio electrónico recebida em 08/07/17, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: