sábado, agosto 16, 2008

Comboio de altas prestações Porto-Vigo

"40. De acordo com as opções consideradas e com a informação de que dispomos neste momento, a alternativa de traçado e de conectividade que se propõe é a seguinte: linha nova, construída em bitola europeia, para tráfego misto entre o aeroporto FSC e Valença, com uma estação no aeroporto, uma em Braga, a localizar num local central, que promova a inter-modalidade e facilite a interconexão com rede convencional, e uma outra em Valença, numa localização periférica (ambas devem permitir a alimentação (feeding) de tráfego suburbano e regional via comboio convencional), com uma plataforma de transferência ferro-ferro numa plataforma logística auxiliar da de Maia-Trofa, a localizar no eixo Nine-Braga. Assume-se que na plataforma logística de Valença possa existir também uma infra-estrutura do mesmo tipo.

41. No caso de não ser possível avançar com a totalidade do projecto numa única fase, o modelo proposto permitiria que o projecto fosse implementado de modo progressivo. Para assegurar um impacte considerável, em termos de alteração do modelo de transporte, seria necessário que na primeira fase fosse construída de raiz a linha entre Valença e a plataforma ferro-ferro proposta a sul de Braga. Desta forma, conseguir-se-ia que o modelo de transporte de mercadorias fosse integralmente implementado, permitindo que as mercadorias da região Norte pudessem sair em direcção a Espanha e a outros destinos Europeus utilizando a nova opção modal.

42. Contrariamente, no caso do modelo de passageiros, a alternativa faseada ficaria muito aquém da procura potencial de passageiros que seria capaz de induzir uma linha totalmente nova com passagem pelo aeroporto FSC. Isto é, entende-se que a construção do troço Valença-plataforma ferro-ferro no eixo Nine-Braga não implicaria uma mudança estrutural em termos de procura de passageiros para o modo ferroviário, dado que as viagens entre os extremos (Porto-Vigo) seriam muito menos atractivas num contexto faseado, e as viagens directas entre a zona Sul da Galiza/Valença-Tui/Braga e o aeroporto FSC não fariam parte do leque de escolhas modais de um passageiro representativo neste tipo de percursos."
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(reprodução da Conclusão de documento de divulgação à imprensa, de 16 de Junho de 2008, do estudo EFEITOS ECONÓMICOS DA MELHORIA DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA PORTO-VIGO NA EUROREGIÃO NORTE DE PORTUGAL-GALIZA, produzido por uma equipa do NIPE/EEG e da FEP para a CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte)

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