segunda-feira, março 09, 2009

Associação Muralha - património histórico de Guimarães

«Viva,
Sendo a cidade de Guimarães conhecida pela sua história, e tendo a sua população uma ntervenção bastante activa no sentido de proteger e divulgar o seu património histórico, venho desta forma dar a conhecer a Associação MURALHA.
Recentemente, foi empossada uma nova direção para gerir esta Associação, a qual pretende criar uma nova imagem, dinamizar um conjunto de actividades, divulgar a história da cidade e aproximar-se mais dos cidadãos vimaranenses.
1) A Associação Muralha foi fundada em 1982, com o fim de "contribuir para adefesa, estudo e divulgação do património natural e cultural, sua conservação e recuperação, bem como a prática de quaisquer outras actividades de índole cultural, e agirá sempre com isenção e independência face a todos os órgãos de poder e ideologias" (Estatutos, art.º 1.º)
2) A Associação Muralha surgiu numa época de controvérsia em torno do Centro Histórico de Guimarães, contribuindo para a afirmação da sua mais valia.
3) Promoveu visitas guiadas; realizou exposições, editou publicações, adquiriu património diverso: fotografias (com suporte em vidro e celulóide), peças industriais, de empresas dissolvidas, com vista a um Museu da Indústria; teve intervenções públicas em defesa do património natural e edificado, nem sempre bem compreendidas pela Câmara Municipal.
4) Está em preparação uma visita, fora da cidade, envolvendo aspectos históricos, paisagísticos, monumentais e gastronómicos, percorrendo a antiga "estrada régia" de Guimarães a Pombeiro de Riba de Vizela (fronteira com o concelho de Felgueiras). Em princípio esta visita será realizada emfinais de Março ou em Abril.
5) Está também em marcha a edição de uma página na Internet, com assuntos relacionados com Guimarães, a qual será aberta aos associados.
Para impulsionar a MURALHA, de acordo com os seus objectivos, importa entre outras coisas, aumentar o número de associados com vista a garantir a perenidade da Associação e a validade das suas propostas.
São motivos históricos e culturais que me levam a apelar a que nos tornemos sócios desta Associação. A quota anual são apenas 12 euros por ano.
[...]
--------------------------------
Antonio Fernando Ribeiro
[...]
*
(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a proveniência que se identifica)

Sem comentários: