«Numa época em que as fronteiras físicas se esbatem e os negócios assumem
uma natureza cada vez mais global, não são raros os casos de empresas que
partindo de uma base regional limitada conseguiram impor-se nos mercados
internacionais. O uso de referências de origem dos produtos é, frequente, um
elemento central na estratégia de abordagem dos mercados prosseguida. As
designações de origem permitem, quando bem exploradas, incrementar o valor dos
produtos ao mesmo tempo que os diferenciam da concorrência. No contexto dos
produtos portugueses de origem protegida, o vinho surge como exemplo de um
produto regional que conseguiu impor-se pela sua inovação (produtiva e técnica)
e por um elevado grau de profissionalização da gestão. De entre os vinhos
produzidos em Portugal, o Vinho do Porto é o mais reconhecido nos mercados
internacionais. Na abordagem às razões do percurso seguido por uma empresa
portuguesa, de perfil familiar, a operar neste sector, a Symington, usou-se a metodologia
do estudo de caso. Por essa via, espera-se ser capaz de sinalizar não só os
factores críticos subjacentes ao sucesso alcançado por aquela empresa como algumas
das dimensões que importará cuidar por parte de outras empresas que pretendam
seguir-lhe o percurso. Procurará derivar-se daí, também, alguns focos de atenção
a manter pelos agentes públicos preocupados com o desenvolvimento do
território.»
J. Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro
(resumo de artigo cientifico entretanto produzido e submetido para publicação em revista brasileira do ambito científico do desenvolvimento regional)
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