segunda-feira, junho 04, 2018

Madeira como melhor destino insular do mundo

           A ilha da Madeira foi condecorada como melhor destino insular do mundo em 2017, pelos World Travel Awards, tendo já repetido este feito em 2015 e 2016. A votação que premiou o destino Madeira incluiu mais 17 concorrentes, nomeadamente: as ilhas Ambergris Caye, Bali, Barbados, Ilhas Cook, Cozumel, Creta, Fiji, Havai, Jamaica, Maldivas, Maurícias, Santa Lúcia, Sardenha, Seychelles, Sicília, Turks & Caicos e Zanzibar.
         O arquipélago da Madeira é um dos mais prestigiados destinos turísticos e um dos mais antigos da Europa. O arquipélago é constituído pela ilha da Madeira, ilha do Porto Santo, Desertas e Selvagens, estando estas duas últimas inabitadas.
         O que torna a Madeira tão especial pelos prémios recebidos?
         A Madeira é um destino muito seguro, sendo ideal para passar férias com a família, amigos ou colegas. Apresenta hotéis fantásticos, com condições excelentes, jardins de sonho, natureza e atividades culturais, vida noturna e excelentes restaurantes, que a tornam um local único. Graças à localização privilegiada e à sua origem vulcânica, os visitantes podem desfrutar de temperaturas agradáveis, inclusive na água do mar, em qualquer época do ano.
         A cidade cosmopolita e carismática do Funchal, capital da Madeira, abriga o maior centro turístico, comercial e cultural de todo o arquipélago. Nesta cidade, é possível passar no centro histórico, a Zona Velha, que possuiu muitos edifícios históricos nas ruas, além de bares e restaurantes para provar não só a melhor da gastronomia como também a agitada vida noturna do Funchal. Além disso, também poderá ser apreciado o Projeto das Portas Pintadas, que é uma galeria de arte a céu aberto. Dentro desta cidade, um incrível passeio de teleférico leva os passageiros até ao Monte, a parte alta da capital, em 20 minutos. A paisagem é extremamente fascinante. Uma excelente alternativa para retornar do Monte até a outro lugar (Livramento) é através do tradicional transporte madeirense, carros de cesto, que proporciona muita adrenalina aos turistas, num percurso de 2 km. Ainda vale a pena visitar um conjunto de Museus imperdíveis, como o Museu do Açúcar, o Museu da Quinta das Cruzes, o Museu Frederico de Freitas e o Museu da Arte Sacra.
         As caminhadas pela ilha são a melhor forma de descobrir os seus segredos, havendo a opção do transporte automóvel. Dando a volta à ilha, descobre-se povoados pitorescos, como é o caso de Câmara de Lobos, principal centro de pesca de peixe-espada. Continuando para oeste, é encontrado o Cabo Girão, o cabo mais alto da Europa (580 metros de altitude). Passando pelas localidades da Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Paul do Mar e Ponta do Pargo, teremos percorrido toda a zona sul da ilha. Por outro lado, no norte da ilha, chegamos ao Porto Moniz, cuja principal atração são as piscinas naturais formadas a partir de rocha vulcânica. Ainda na região norte, Santana apresenta alguns miradouros a partir dos quais as vistas são espetaculares.
         Posteriormente, ao passar Santana, o caminho leva-nos até ao Caniçal, antigo centro da indústria baleeira da Madeira. A Ponta de São Lourenço é o extremo mais oriental da ilha, no qual as vistas sobre as costas da Madeira e da ilha do Porto Santo são magníficas. A cidade de Machico fica localizada no local onde chegaram pela primeira vez os descobridores da ilha, sendo destacável a Capela dos Milagres e os fortes que testemunharam a necessidade de defesa contra os ataques de piratas.
         Por todo o mundo, a Madeira é conhecida pela sua beleza natural, mas também pelos jardins e parques que são cuidadosamente tratados e mostram a sua grande diversidade de flores, plantas e árvores. As levadas, canais de irrigação espalhados por toda a ilha, criados pela necessidade de transportar água do norte para o sul da ilha, são fontes de grande atração dos turistas pelo incrível contacto direto com a natureza. Adicionalmente, a floresta Laurissilva é um ponto obrigatório para os amantes da natureza, tendo esta sido considerada Património Natural da Humanidade pela UNESCO, em 1999. A região apresenta ainda dois picos muito conhecidos, que são o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, sendo estes dos picos mais altos de Portugal.
         Relativamente à gastronomia madeirense, porque não experimentar o vinho da Madeira, a poncha, os bolos de mel, a espetada regional, o peixe espada preto, o milho cozido, as lapas, e bolo do caco?
      Os vinhos e os bordados tradicionais são uma parte intrínseca da cultura portuguesa, sendo que o primeiro conquistou adeptos em todo o mundo devido aos seus aromas deliciosos e de caráter único, enquanto o segundo apresenta-se como uma excelente opção de souvenir.
         Para os amantes dos deportos radicais, o canyoning, rapel, mountain bike e surf são apenas algumas das alternativas para os turistas que gostam de atividades de pura adrenalina. Contrariamente, para os amantes de futebol existe o museu do Cristiano Ronaldo e a sua estátua na Avenida do Mar (junto ao porto do Funchal). Além disso, não esquecer que o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, é natural desta ilha e, portanto, desperta curiosidade de muitos visitantes que queiram visitar a região.
         Por fim, os eventos tradicionais muito conhecidos, como as Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, Festa do Vinho, Mercado Quinhentista e Festas de Natal e Fim de Ano, são apenas alguns dos eventos que marcam o ano e que poderão ser visitados.
          Deste modo, retrato os pontos que acho que melhor distinguem a nível turístico a ilha da Madeira relativamente aos outros destinos, sendo a Madeira um pequeno paraíso português, situado na imensidão do oceano atlântico, conhecida sobretudo por ser a “Pérola do Atlântico”.

Marcos Andrade

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: