segunda-feira, junho 04, 2018

O mundo encantado da sardinha portuguesa: a casa oriental do Porto como fator turístico

A Casa Oriental, fundada no ano de 1910, foi uma das casas de comércio mais antigas da cidade invicta. Situada junto à Torre dos Clérigos (mais concretamente na zona da Cordoaria), primitivamente inicia por comercializar produtos das colónias africanas e orientais, tal como café, chocolate e chás, sendo ainda possível verificar na sua fachada – considerada Património da cidade - a sua representação de um cenário da  África Colonial, sendo um ponto atrativo para todos os visitantes e turistas que vêm visitar a cidade invicta. Contudo, no presente, tudo o que resiste na casa oriente é somente a fachada histórica, já que a loja sofreu uma grande inovação/desenvolvimento, tanto a nível de marketing como a nível económico e criativo.
Recentemente, a empresa COMUR (Fábrica das Conservas da Murtosa) inseriu-se na antiga Casa Oriental e, através das suas latas de conserva, criou o conceito “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, como homenagem «que há muito era devida a um dos peixes mais fantásticos do Mundo e, de todos, o que mais histórias tem para contar» (Comur, 2017).



Tratando-se numa loja “típica” que se diferencia de todas as lojas existentes da cidade do Porto, este estabelecimento é dedicado sobretudo ao povo portuense - soalho típico português/portuense, criando a nostalgia dos soalhos das casas das nossas avós -, assim como a todos os portugueses e turistas que a queiram visitar. Ao ingressamos na mesma, através da sua decoração, obtemos a sensação de entramos num mundo encantado, tal como o conto da “Alice no País das Maravilhas”. Contudo, há quem afirme que nos dá a ilusão de um circo/feira popular, devido aos mini-carrosséis existentes no estabelecimento, e através da banda sonora cativante.
Rodeados de milhares de conservas de sardinha, que se encontram impressas e datadas do ano de 1916 até ao ano corrente - em cada lata encontra-se registado um momento histórico marcante desse mesmo ano, mais o nascimento de duas personalidades mais relevantes nessa data -, como é o exemplo da data de 1955, em que o acontecimento histórico escolhido foi a campanha pelos direitos dos negros Americanos e o nascimento de duas personalidades marcantes escolhidas, Bill Gates e Steve Jobs.
Como nos descreve o site oficial da Comum, «A loja propõe-se revisitar o último século da história de Portugal e do Mundo, promovendo também com isso uma reflexão sobre o último centenário das conservas de peixe em Portugal» (Comur, 2017). Estas conservas são cada vez mais adquiridas pelos turistas e visitantes da cidade, que acabam por adquirir mais que uma lata para oferecer como prenda aos seus familiares e amigos ou até mesmo para eles próprios, para zelar como lembrança dessa mesma viagem.  Outro ponto alusivo nas lojas é o tema ligado “ao valor da máquina do tempoque, através do seu relógio de cordas - que se encontra no teto da loja- e através da própria farda dos funcionários que nos abordam de forma simpática, projeta-nos para as viagens ao passado.
O estabelecimento a cada ano que passa, tem surgido como um verdadeiro sucesso, atraindo genuinamente cada vez mais turistas e visitantes portugueses, que revelam que a razão de ir à loja é a atratividade da lata  e  também para provar pela primeira vez a sardinha em conserva.

Graça Cristina Pinto dos Reis

Referências bibliográficas
https://www.mundofantasticodasardinha.pt/

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, do curso de Mestrado em Património Cultural do ICS, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: