quarta-feira, junho 05, 2013

Turismo em Espaço Rural

O turismo em espaço rural apresenta características que o tornam único e diferente de outras modalidades de turismo. O turismo em espaço rural apresenta diferentes oportunidades; em concreto, oferece aos seus utentes a oportunidade de vivenciar as práticas, cultura, gastronomia e tradições dos meios rurais. Tendo em atenção a potencialidade do turismo aliado ao desenvolvimento rural é de salientar que este se apresenta como uma das actividades mais bem colocadas para revitalizar a economia do tecido rural. Na verdade este sector de actividade consegue alicerçar em si os vários produtos endógenos da área rural, consegue incluir em si os recursos, as histórias, as tradições e cultura de cada região. Nas áreas rurais, o principal meio de subsistência da população está presente nas várias actividades agrícolas. Este factor pode ser muito limitante, uma vez que denuncia que este território está afecto apenas a uma actividade económica que em situações de crise pode ser o factor que porá em causa as economias das famílias e do território. O turismo pode ser considerado a alavanca de reabilitação da economia de um determinado espaço ou região.
A aposta em sectores diversificados da economia pode ser o ponto-chave e factor estrutural em situação de crise económica. Os produtos internos de uma região são os seus elementos de desenvolvimento, daí que sejam essenciais para a economia interna. Para além do turismo em espaço rural ser considerado um elemento dinamizador da economia é também um elemento que contribui para modificar de forma harmoniosa o espaço, ou seja, o estabelecimento de um sector terciário da economia num espaço eminentemente rural, por si só, já contribui para a alteração desse espaço, por outro lado, o estabelecimento do mesmo traz consigo os estabelecimento de outros serviços e infra-estruturas dando uma nova dinâmica ao território.
O estabelecimento de actividades turísticas, nomeadamente o turismo rural, em territórios rurais, representam uma contribuição positiva para a melhoria da economia rural. A este título, retenha-se: a sustentação do rendimento dos agricultores; a diversificação das atividades ligadas à exploração agrícola; a pluriatividade; a manutenção, a criação e a diversificação de empregos, em particular dos agricultores a tempo parcial; o desenvolvimento de novos serviços (de informação, de transporte, de comunicações, de animação); a conservação e a melhoria da natureza e do ambiente paisagístico; a sobrevivência dos pequenos agregados populacionais; o apoio à arte e ao artesanato rural; a dinamização de iniciativas culturais; a recuperação do património histórico; o incremento do papel das mulheres e dos idosos; a revitalização das coletividades, através do surgimento de novas dinâmicas, ideias e iniciativas (www.dgadr.pt).
Importa salientar que nem todas as zonas rurais reúnem condições para atrair e fixar população e possíveis utentes dos estabelecimentos turísticos. Neste sentido, é necessário a existência de determinados elementos, a fim de assegurar o sucesso. São eles: interesse da paisagem; especificidade da fauna e flora autóctones; respeito e harmonia da rusticidade do conjunto das construções, bem como dos materiais utilizados; interesses culturais, tais como monumentos e locais históricos, festas e romarias, e património étnico; proximidade de polos de comércio local; condições para práticas desportivas ou de lazer (caça, pesca, passeios); competência e eficácia na promoção da região e na comercialização das unidades existentes; qualidade das instalações de acolhimento e hospedagem e competência dos serviços prestados; possibilidade de participação na vida ativa das explorações agrícolas. Neste sentido, é necessário ter sempre em atenção e o espaço (www.dgadr.pt).

Ana Pereira

Sítios da Internet:
Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural - www.dgadr.pt

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: