quinta-feira, maio 01, 2014

GEOCACHING

Gosta de descobrir sítios incríveis? De aventura? E desporto? Então vai querer conhecer o jogo Geocaching e tornar-se um Geocacher. É uma excelente forma de conhecer novos espaços, cidades e países.
O Geocaching é um hobby e até ponderado como um desporto, que tem cativado miúdos e graúdos por todo o mundo. Considerado como a caça ao tesouro do século XXI, é uma atividade que se realiza ao ar livre que incentiva a prática de exercício físico, ao contacto com a natureza, à criação de novos laços de amizade e até nos leva a sítios fantásticos que não tínhamos noção que existiam. Este jogo tem como objetivo encontrar uma simples caixa escondida, denominada de Cache, que contém um logbook (uma espécie de bloco de notas onde cada visitante da cache deixa a sua assinatura e a data da descoberta) e um objeto para troca. Quando encontrada uma cache, se se retirar algo do tesouro, deve-se colocar outra peça em troca no mesmo lugar e registar a sua experiência tanto no logbook como no meio online. O tesouro na caixa pode ser um pequeno presente simbólico ou uma pista, adivinha ou prova para encontrar outra cache.
Os jogadores localizam as caches escondidas pelos outros praticantes da modalidade através das coordenadas de GPS fornecidas no site geocaching.com. Neste, também é colocada alguma informação útil sobre o espaço, dando a conhecer a história ou alguma curiosidade do local ou monumento e, consoante o grau de dificuldade da Cache, pistas para a descobrir. Há diversos tipos de caches, as mais acessíveis são colocadas à superfície e as mais trabalhosas escondidas em locais de acesso mais condicionado, como em refúgios subterrâneos ou subaquáticos e povoamentos florestais densos. O Geocaching é uma atividade que se difere pelos esforços que faz para preservar a natureza e criar uma consciência ambientalista: é pedido aos praticantes que recolham o lixo existente nas áreas onde praticam a atividade e as mantenham limpas.
A primeira cache com auxílio de GPS foi colocada em Portland, nos Estados Unidos, a 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer, na sequência da decisão do governo norte-americano que, a 1 de Maio desse mesmo ano, libertou o sinal de GPS para uso civil. Desde então o Geocaching tornou-se um jogo popular que conquistou todo o mundo. No início de 2012, estavam disponíveis cerca de 1 milhão e 600 mil caches e o número de praticantes rondava os 5 milhões (Fonte: www.geocaching.com). Este crescimento deve-se a diversos fatores, como a elevada penetração das novas tecnologias móveis de informação e comunicação na sociedade, assim como a tradição de atividades de turismo e lazer outdoor.
Em Portugal, a primeira cache surgiu em Maio de 2001, na Ilha Terceira (Açores), colocada por um militar dos EUA. O início do Geocaching a nível nacional ocorreu nesse mesmo ano, em Lisboa, com a cache GC1DA: AlfaRomeu Abandonado! Desde essa data, o número de praticantes portugueses e de caches existentes em todo o país cresceu de forma regular, visto que em 2011 havia cerca de 17 mil caches e mais de 13 mil Geocachers portugueses (Fonte: www.geopt.org).

Cátia Sofia Vieira Fernandes

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo” do curso de Mestrado em Economia Social, da EEG/UMinho]

Sem comentários: