Portugal tem vindo nestes últimos anos a aparecer bastantes vezes nos meios de comunicação social europeus e mundiais, e não se pense que é só pelas piores razões, mas sim pelo facto do nosso país estar a ganhar posição no turismo em relação a outros destinos. A cidade do Porto foi distinguida como o melhor destino europeu do ano de 2014 e Lisboa o segundo melhor destino europeu em 2013, e como melhor destino para ´City Breaks´ da Europa, em 2013, entre muitos outros galardões para estas cidades e não só. Estas são distinções importantes que ajudam a colocar o nosso país “no mapa” e também como publicidade para o nosso país.
O clima, a cultura, a gastronomia, a beleza natural e a história aliada ao modernismo são algumas das características que mais atraem turistas ao nosso país. A hospitalidade do povo português é reconhecida por todo o lado. Também no que toca ao setor hoteleiro nacional, este tem ganho cada vez mais peso. Três hotéis portugueses estão no TOP 25 da Europa, segundo o TripAdvisor Traveler’s Choice de 2014. De acordo com o HostelWorld, Portugal conta com 11 unidades entre as melhores a nível mundial. O Home Lisbon Hostel, por exemplo, situado em Lisboa, ganhou o prémio de Melhor Hostel de Porte Médio do Mundo, no pretérito ano.
De acordo com informações do Turismo de Portugal, 2013 foi o ano de viragem de promoção do destino “Portugal”. A campanha teve uma abrangência a nível internacional e, segundo a mesma fonte, esta conduziu a resultados que garante terem sido decisivos para fazerem do último ano o melhor de sempre neste setor. Portugal cresceu 4,2% em número de hóspedes, registando 14,4 milhões e 5,2% em relação às dormidas, com um valor de 41,7 milhões. No mesmo ano de 2013, o Saldo da Balança Turística foi de 6,1 mil milhões de euros, que significa um aumento de 8,3% face a 2012, o que evidencia o forte contributo deste setor para o equilíbrio das contas externas de Portugal, segundo o Turismo de Portugal.
O pretérito ano teve, assim, resultados únicos que contribuíram para que o país fosse distinguido a nível internacional e reconhecido, cada vez mais, como um destino de excelência. O relatório Nation Brands, da Brand Finance, destacou Portugal na lista de “top performers”, em 2013, na área do Turismo. Com este estudo Portugal está, assim, pela primeira vez no TOP 10 do Turismo Mundial. Também a ABTA, associação de viagens britânica, considera Portugal como um dos melhores destinos para férias. Também o World Economic Forum elegeu Portugal como o 7º melhor país do mundo na receção aos turistas.
Os agentes portugueses começam a perceber que o turismo é uma coisa séria, e que é um meio de alavancagem da economia portuguesa. Percebem que não temos só o Algarve mas sim todo um país, com as mais diversas formas de ver, viver e sentir e de criar novas experiências a quem o visita. Mas para isso é necessário continuar a trabalhar e a investir na comunicação de vários produtos turísticos que o país tem e atrair mercados estratégicos, bem como conceber formação adequada de todos os agentes envolvidos, à população local entre outros. É necessário sensibilizar as pessoas para o que é verdadeiramente o turismo e mostrar o quão favorável pode ser para todas as pessoas e para o nosso país.
Pedro Oliveira
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo” do curso de Mestrado em Economia Social, da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo” do curso de Mestrado em Economia Social, da EEG/UMinho]
Sem comentários:
Enviar um comentário