terça-feira, maio 12, 2020

Galway e o Arco Espanhol

A conhecida cidade de Galway, na Irlanda, que recebeu este ano de 2020 o título de Capital da Cultura, sempre teve uma relação comercial muito próxima com a Armada espanhola ou, como conhecemos hoje, Espanha. O Arco Espanhol, ou Spanish Arch, como é nomeado em inglês, faz um tributo justamente a esta relação estreita de comércio que já foi vivida por ambos, e faz referência a um passado que à primeira vista parece distante, vindo de contos de fadas, na era medieval.
Construído em 1584, o Arco espanhol era a porta de entrada para a cidade e um dos poucos pontos do que restou da grande muralha que cercava a cidade de Galway nos tempos medievais. Criada para proteger a cidade da invasão dos exércitos estrangeiros, hoje conta um pouco da história do lugar e deixa-nos com o sentimento de surrealismo ao observar, por uma janela, diretamente do século XVI para o presente uma obra de engenharia que resistiu à força do tempo e do homem.
Ao lado do Arco espanhol, a cidade dispõe de um interessante museu que oferece mais informações sobre a história e dà um toque de fantasia com objetos daquela época e com os brasões das antigas famílias importantes da região, peças usadas no dia-a-dia desse antigo povo, além de uma intrigante reconstituição em 3D do lugar. O museu conta com um andar superior onde pode-se aprender mais sobre a fauna e flora marítima da região, uma vez que essa era uma das principais fontes de mercadoria, e o pescado ainda movimenta a economia, ainda que minimamente, comparado ao que já foi.


Fonte: Google imagens.

Um ótimo lugar para ir e admirar o horizonte tomando um tradicional chá preto com leite, ou reunir os amigos para uma tarde de celebração, hoje o Arco espanhol se tornou ponto de encontro entre os irlandeses e turistas que visitam a região. Ainda é possível descansar na longa passarela ao lado do arco, que possui um belo jardim e uma vista para o mar, além de ser um dos cartões postais da cidade, e contemplar as suas casinhas coloridas à beira do rio que desemboca no oceano.


Fonte: Google imagens.

Camila de Souza Silva

Referências:
GALWAY TOURISM. THE SPANISH ARCH. Retirado de http: https://www.galwaytourism.ie/the-spanish-arch/ (último acesso 05/04/2020).
GALWAY CITY TOP 5 ATTRACTIONS. Retirado de http: https://www.ireland.com/en-gb/destinations/republic-of-ireland/galway/galway-city/articles/galway-city-top-nine-attractions/ (último acesso 05/04/2020).
IRISH WALLED TOWNS NETWORK. Retirado de http: http://irishwalledtownsnetwork.ie/page/galway/galway-info (último acesso 05/04/2020).

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: