terça-feira, maio 26, 2020

Incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro e os danos na preservação da história brasileira

No dia 02 de setembro, o Museu Nacional foi destruído por um incêndio de grandes proporções. Localizado no Rio de Janeiro, o museu é a instituição cientifica mais antiga do Brasil, sendo considerada uma das mais importantes do mundo. Foi fundado pelo Rei Dom João VI, em 1818, sendo seu primeiro acervo fonte de doação da Família Imperial e de colecionadores particulares. O museu possuía o maior acervo de historia natural da America Latina, com peças de valor incalculável, com aproximadamente 20 milhões de itens. O acidente foi considerado a maior tragédia musicológica do país. O incêndio aconteceu no ano em que a instituição iria celebrar 200 anos.
O Museu Nacional é a matriz da ciência brasileira, sendo representante de avanços científicos, conhecimento e da diversidade cultural do país, sendo especializado em paleontologia, antropologia, geologia, arqueologia, zoologia e etnologia biologica. Vestígios do passado, como fosseis, obras artísticas, objetos pessoais entre outras coisas, eram elementos únicos, documentos de pessoas que viveram há séculos ou milênios. Mesmo tendo sido boa parte do acervo digitalizada, dificilmente o que foi perdido pode ser recuperado, sendo assim, a perda desses elementos também significa a perda de parte da historia do Brasil. Possuía uma das mais completas coleções de fosseis de dinossauros do mundo, múmias andinas e egípcias e importantes artefatos da arqueologia do Brasil. Possuía também a biblioteca Francisco Keller, cujo acervo possuía aproximadamente 537 mil livros.
O Museu foi palco de importantes acontecimentos da historia do Brasil: foi residência da Família Imperial, entre 1816 e 1821, e local onde a princesa Leopoldina, esposa de Dom Pedro I do Brasil (Dom Pedro IV de Portugal), assinou a Declaração de Independência do Brasil, em 1822, e onde foi realizada a primeira Assembléia Constituinte, em 1824, para elaboração da primeira Constituição do Brasil.
Segundo Carolina Cunha, o incêndio do Museu Nacional poderia ter sido evitado, mas a falta de investimento e a má gestão foram prejudiciais. O museu exibia problemas na estrutura, não possuía um plano de prevenção e combate a incêndios. Administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 1946, também era usado como local de atividades de ensino, seu material era muito utilizado por estudantes de diversos níveis, além de local de pesquisa acadêmica, fazendo com que, com o incêndio, muitos dados de pesquisas tenham sido perdidos.
Segundo o Reitor da instituição, Roberto Leher, o responsável pelo incêndio foi o governo federal, pois este havia reduzido os recursos para a manutenção em 37% em quatro anos. O museu teve salas de exposição fechadas, e por falta de pagamento dos funcionários, em 2015, o museu teve que fechar as portas. Em 2018, a instituição não recebeu o valor completo para a sua manutenção. Segundo o reitor, o museu iria passar por uma reforma para a implantação de um novo sistema de incêndio.
Atualmente, o que restou do edifico está interditado e possivelmente será reconstruído. A UFRJ irá aceitar doações de outras instituições para tentar recompor o seu acervo. A UNESCO esta apoiando o trabalho de reconstrução, entretanto alguns pesquisadores defendem que o museu permaneça como está, para servir de lembrança do descaso e abandono do governo federal em relação à a ciência e pesquisa no Brasil.
Infelizmente, o incêndio do Museu Nacional não foi um caso isolado. Várias instituições culturais perecem com a falta de manutenção e de investimento, demonstrando o descaso com o patrimônio e a ciência. Já foram afetados por incêndio a Cinemateca Brasileira, em 2016, o Museu da Língua Portuguesa, em 2015, o Liceu de Artes e Ofícios, em 2014, o Memorial da América Latina, em 2013, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em 2013, e o arquivo do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em 2005.
Os museus universitários têm recursos provenientes das Universidades e Institutos Federais. Outra possível fonte de recursos é o Ministério da Cultura e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Segundo Carolina Cunha, a crise fiscal do Estar fez o Governo cortar ainda mais os orçamentos para a preservação do patrimônio cultural nacional e para o desenvolvimento da ciência.

Ana Luiza Costa Novais

Referências:
Ciência - o que o Brasil perdeu com o incêndio do Museu Nacional
O Museu Nacional: ciência e educação numa história institucional brasileira
Incêndio no Museu Nacional completa um ano
Disponivel em: https://exame.com/brasil/incendio-no-museu-nacional-completa-um-ano/ Acessado em:06/05/2020

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)

Sem comentários: