sábado, fevereiro 24, 2018

Ilha da Madeira como melhor destino insular do mundo

No ano transato, a ilha da Madeira foi considerada o melhor destino insular do mundo pelos World Travel Awards, para além de que este prémio já tinha sido atribuído à região em 2015 e em 2016. Mas os prémios não ficam por aqui. Esta, já recebeu, nos últimos anos, 4 prémios de melhor destino insular da Europa referentes a 2013, 2014, 1016 e 2017.
         A questão é o que é que a Madeira tem de especial para receber premiações de elevada categoria durante vários anos? Como residente, posso afirmar que a ilha tem bastantes particularidades; diria até que é uma caixinha de surpresas. Isto porque podemos usufruir de um misto de sensações dependendo dos gostos de cada um, desde o comer o bolo do caco com manteiga de alho até à descida nos carros de cesto realizada no Monte (desde a degustação à adrenalina).
Para além do famoso bolo do caco com manteiga de alho, a gastronomia típica da ilha tem como especialidades a espetada feito no pau de louro, a carne de vinho e alhos, o milho cozido, entre outras iguarias de comer e “chorar por mais”.
         Além da comida, podemos contemplar paisagens deslumbrantes. Pelo facto de ser uma ilha, não é muito difícil ver o mar de onde quer que estejamos, para além da existência de lindíssimos roteiros, quer sejam marítimos, onde é possível ver golfinhos, quer sejam em levadas, para os mais aventureiros e que gostam de apreciar a natureza, desde lagoas, florestação, e até cascatas (por exemplo, o “risco” no Rabaçal).
A região contém dois picos considerados dos mais altos de Portugal, que são o pico do Areeiro e o pico Ruivo, superando os 1800 metros de altitude, lugar onde, por vezes, podemos estar acima do nível das nuvens.
         Outro aspeto, já mais virado para os amantes de futebol, é a existência do museu do Cristiano Ronaldo e a sua estátua na avenida Sá Carneiro (junto ao porto do Funchal, onde também podemos observar a grandiosidade dos cruzeiros que por ali passam).        
Para além de todas as experiências que se pode viver na ilha, ainda temos a tranquilidade e principalmente o clima tropical. Todos estes fatores aqui expostos retratam apenas algumas experiências da aventura ou descanso que qualquer turista almeja experimentar, segundo as suas preferências.
Com isto, retrato a ilha naquilo que considero ser os pontos de maior distinção turística em comparação com outros destinos, face à diversificação de experiências que podem ser vividas na chamada pérola do Atlântico.

Diogo José Sousa Teixeira

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: