terça-feira, fevereiro 27, 2018

Vizela aliada ao ´Slow Tourism`: rumo ao turismo sustentável

O século XXI caracteriza-se por um rápido crescimento e consumo excessivo por parte da população. Como resultado, é cada vez mais comum encontrar territórios descaraterizados, onde a sustentabilidade está comprometida.
Sustentabilidade?  É um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam satisfazer as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, é um conceito que está diretamente relacionado com desenvolvimento económico e material, usando os recursos naturais de forma eficiente para que eles se mantenham no futuro.
O Relatório Brundtland levanta questões relativas ao futuro sustentável e, a partir da sua apresentação, surgiu o movimento “slow”, no final da década de 90, em Itália. Quatro cidades decidiram criar uma associação para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das comunidades, com orientação para o conceito de “slow living”. As pessoas são convidadas a desacelerar o ritmo, aprender e desfrutar do conhecimento do passado, das tradições, ao mesmo tempo que promovem a economia e preservam o ambiente e o futuro das gerações. 
Segundo dados do Pordata, 74,3% da população europeia realizou viagens para países estrangeiros no ano de 2015, e em média, são feitas 2 viagens por ano por cada habitante europeu. No ano de 2016, o turismo mundial cresceu 3,9%. Estes são indicadores que nos levam a perceber que o setor do turismo se encontra realmente em expansão e que as preocupações relacionadas com a sustentabilidade são bastante pertinentes.
Em Portugal, o conceito de ´Slow Tourism` é relativamente recente e são poucas as cidades que detêm o título de Cittaslow. Vizela é uma delas.
Vizela é um município que pertence ao distrito de Braga. Tem cinco freguesias e cerca de 23 736 habitantes. Encontra-se delimitado por Guimarães, Lousada, Santo Tirso e Felgueiras. A cidade de Vizela é de pequena dimensão, possui o título de “Rainha das Termas” e beneficia com a proximidade de Guimarães.
A cidade recebeu a classificação Cittaslow no ano de 2011. Esta distinção prova que Vizela aposta num turismo de qualidade. As principais atrações da cidade são as Termas, que possuem águas termais com caraterísticas únicas no mundo, no entanto a doçaria (Bolinhol), a gastronomia (Frango Merendeiro), o vinho verde e os equipamentos de lazer merecem também o devido destaque. O Parque da Cidade permite contactar com a natureza e praticar atividade física, pois tem um campo de mini-golfe, um “ginásio” ao ar livre e um centro de mergulho.
A grande maioria dos visitantes estrangeiros são de origem espanhola e procuram sobretudo os tratamentos das águas termais. Os mesmos ficam alojados na Pensão ou Hotel das Termas. Habitualmente, chegam à cidade em excursões de autocarro. No entanto, muitos portugueses passam vários dias na cidade de forma a poder realizar igualmente tratamentos com as águas termais.
Segundo Abel Cardoso, arquiteto da Câmara Municipal, o impacto do ´Slow Tourism` na cidade não é imediato, pois há apenas um nicho de turismo que procura as Cittaslows. Para além disso, este é um tipo de turismo que ainda se encontra em expansão em Portugal e que apresenta um grande potencial.

Paula Magalhães

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: