quarta-feira, maio 02, 2012

A importância dos símbolos para o desenvolvimento regional: o caso do Galo de Barcelos

Os símbolos assumem uma importância generalizada no desenvolvimento regional de vários países, tornando-se muitas vezes essa marca regional uma marca internacional, o que leva a que toda a economia regional e nacional se desenvolva e consiga capitalizar esses símbolos em fontes de rendimento para a sua área. Símbolos como Maria da Fonte, na Povoa de Lanhoso, D. Afonso Henriques, em Guimarães, os barcos Rebelos, no Douro, O Galo, em Barcelos, são símbolos importantes na região Norte e que ajudam na captação de turistas e a uma movimentação da economia local. Na sua maioria, estes símbolos estão conectados à captação de turistas para uma região, contudo, podemos observar que nos últimos tempos muitos destes símbolos são usados na moda por estilistas nacionais e internacionais, havendo assim um novo sector de mercado a explorar.
Nesta linha de pensamento encontramos um dos símbolos mais importantes a nível regional e nacional, o Galo de Barcelos. O Galo de Barcelos, através da importância do turismo religioso, conseguiu década após década se manter atualizado com a era social em que foi vivendo, e com a lenda em que está incorporado foi possível que várias animações e divulgações fossem feitas para dar a conhecer a sua história. As divulgações a que foi sujeita a Lenda do Galo estão sempre associadas à cidade de Barcelos, que ao ter divulgação vai também divulgar a região do Minho, onde está incorporada, o que torna este processo no fundo uma bola de neve, pois havendo uma valorização local segurar-se-á uma regional e uma nacional.
O Galo de Barcelos foi um dos símbolos que passou por esses processos, pois se formos a alguns mapas mais antigos da divisão de Portugal por regiões, podemos ver em alguns o Galo na região do Minho, e se quisermos numa escala maior podemos ver que em alguns mapas da Europa, por cima da nossa área geográfica, vemos mais uma vez um Galo de Barcelos.
É de realçar que a Cidade de Barcelos teve um forte desenvolvimento muito devido à Lenda, contudo manteve uma tradicionalidade e uma autenticidade em todas as suas atividades ao nível do comércio local, onde o artesanato assume um domínio forte no comércio e onde o Figurado de Barcelos, figuras em barro com sátira social evidente, está em crescente. Esta atividade é trabalhada em todo o concelho e partiu da criação dos famosos Galos de Barcelos, feitos em barro.
Sempre que existe algum evento ou demonstração da cidade para a região ou a nível nacional e internacional, a utilização do galo de Barcelos é quase sempre requisitada, isto para haver logo uma identificação do evento com a cidade. Isto ao nível da publicidade do local é bastante bom pois o leitor consegue identificar facilmente através dos símbolos utilizados.
Podemos então concluir que os símbolos são imagens de marca fortes para a dinamização e para o desenvolvimento regional. Um desses casos é o Galo de Barcelos, que ao longo da sua história construiu e fortificou a sua imagem a nível regional, nacional, e internacional. Com isto temos uma cidade que ganhou desenvolvimento pois soube aproveitar um dos símbolos presentes na da sua história.

Luis Marques

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: