terça-feira, maio 01, 2012

O Autocaravanismo e o Impacto Regional

O Autocaravanismo é uma forma de turismo já antiga e que tem vindo a evoluir bastante durantes as ultimas décadas até aos dias de hoje. França e Alemanha são dos países com mais praticantes desta forma de turismo. Em Portugal, esta prática tem vindo a aumentar, sendo o Algarve a região com mais visitas e com mais afluência dos autocaravanistas pelas suas características tanto de clima como de projeção para o estrangeiro, embora todo o resto de Portugal continental tenha visto os números de visitas aumentar nestes últimos anos, onde a prática deste tipo de turismo também aumentou entre os portugueses.
Este nicho de turismo é uma fonte de desenvolvimento turístico para uma região, embora ainda haja alguns conflitos tanto com a população local como com as autoridades. A falta de um ordenamento e de planos que regulamentem o estacionamento, a pernoita, a falta de áreas próprias para receber este tipo de viaturas fazem com que o parqueamento desregulado e aleatório, as descargas de líquidos para locais impróprios e o “acampamento” na via pública sejam problemas e descaracterizem uma forma de turismo e de lazer perfeitamente legal e geradora de desenvolvimento. Sabendo que outros países que, têm muitos praticantes desta modalidade, recebem muitas visitas de turistas estrangeiros em autocaravana, começaram a desenvolver-se mecanismos de atuação e regulamentação para que esta modalidade fosse bem organizada e com legislação própria. Em Portugal, isso ainda não acontece, pelo que temos de nos reger pela legislação automóvel para compreender os limites deste tipo de turismo e atuar em caso de incumprimento.
Segundo a legislação automóvel, a autocaravana é considerado como um veículo ligeiro, e por isso podendo estacionar em locais apropriados para este tipo de veículos, não podendo os autocaravanistas no entanto abrir toldos, mesas, janelas, bem como acampar na via pública, tendo para isso que ir para os parques de campismo. Muitas vezes o que acontece nos parques de campismo é não terem as condições mínimas para receberem estes veículos ou praticarem preços altos para a pernoita dos mesmos, o que faz com que a alienação dos autocaravanistas aos parques de campismo seja grande e a pernoita fora dos parques de campismo seja a escolha mais habitual.
O Autocaravanismo é um nicho de turismo que necessita de um perfil de utilizador bastante específico e que prescinda de certa qualidade de vida proporcionada por hotéis ou resorts de luxo, a habitação secundária que algumas pessoas possuem, pois neste tipo de turismo para, além do conforto limitado proporcionado pela autocaravana, todas as atividades normais praticadas em casa terão de ser praticadas também na autocaravana. O gosto pela liberdade de movimentos, pela Natureza e pelo convívio são motivos que levam o autocaravanistas a gostar de e a praticar este tipo de turismo. Encontramos no Autocaravanismo várias fachas etárias, desde o jovem até ao sénior, embora a facha etária mais marcante seja dos 50 anos para cima, pois a maioria já está reformada e com mais tempo para desfrutar deste tipo de turismo.
Esta vertente de turismo pode ser uma fonte de desenvolvimento pois este género de turista gosta de visitar, para além das praias, os centros históricos das cidades e conhecer a cultura e a história dos locais que visitam, deixando sempre algum retorno económico no comércio. Para além do gasóleo que as viaturas necessitam para a sua deslocação, os autocaravanistas procuram fazer as suas compras de alimentação no comércio local, bem como também alguma compra que possa caracterizar a localidade ou a região. O Autocaravanismo vem combater a questão da sazonalidade dos territórios turísticos, pois as entradas de turistas em autocaravana registam-se durante todo o ano. Estas visitam repetem-se mais vezes do que a visita do “turistas normais” bem como a duração da estadia por parte dos autocaravanistas também é superior do que a dos “turistas normais”.
Eu penso que é importante um olhar mais atento para este tipo de turismo. É um nicho de turismo em ascensão e com perspetivas de crescimento nos próximos anos. É necessário criar legislação apropriada e criar planos bem como infraestruturas que alberguem os autocaravanistas e as autocaravanas para que estes desfrutem da região visitada e sem problemas e conflitos com a população local. É um tipo de turismo que pode trazer algum dinamismo e desenvolvimento à região se esta pensar e desenvolver estratégias de atração e criar condições para que estes turistas possam visitar estas regiões sem problemas.

Bruno Araújo

Bibliografia
Domingues, A.; Ramos, A. – Autocaravanismo – de fonte de conflitos a nicho de oportunidades, Abordagem estratégica para o destino Algarve, CCDR Algarve.

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: