segunda-feira, abril 30, 2012

Contributo das Feiras do Fumeiro para o Desenvolvimento Regional

O desenvolvimento regional é fundamental para ultrapassar a crise que Portugal atravessa e, com esse objectivo, cada região tenta desenvolver-se através do seu potencial turístico aproveitando algo que a diferencie das outras, como a sua história, monumentos, gastronomia. Quando a região não dispõe desse factor diferencial, ele é inventado, como, por exemplo, Óbidos que criou o festival do chocolate com o objectivo de atrair um número maior de turistas, mas o chocolate não tem nenhum relacionamento com a história da cidade.
Várias regiões usam, para atrair turistas, as Feiras do Fumeiro que, apesar de serem realizadas em muitas regiões têm sempre bastante afluência. Normalmente, quando há um grande número de regiões que apresentam o mesmo tipo de oferta turística, acabam por não ter sucesso nos seus projectos ou umas terem mais que outras pois o turista não tem interesse em visitar vários sítios para ver uma coisa que já viu no primeiro sitio onde esteve.
Existem, em Portugal, vários locais onde se realizam Feiras do Fumeiro, sendo estes Montalegre, Melgaço, Baião, Vinhais, Vieira do Minho, Boticas, entre outros. Por haver várias Feiras do Fumeiro, principalmente no norte do país, os municípios que as realizam tentam evidenciar outro aspecto que caracteriza a região juntando-o com o fumeiro, como é o caso de Melgaço, onde se realiza a Feira do Fumeiro e do Alvarinho, que é o vinho típico da região. Deste modo o turista já se pode sentir mais tentado a visitar a feira pois, além de provar o fumeiro (que pode já ter experimentado noutra feira), pode também provar o vinho típico da região.
 As Feiras do Fumeiro proporcionam ao turista um ambiente e uma vivência muito típicos dos espaços rurais, coisa que vários desses visitantes não estão habituados pois vivem num ambiente citadino, onde o convívio com os outros habitantes é muito reduzido. Este é um dos factores que mais atrai os visitantes destas feiras pois aproveitam para relaxar e se distanciarem por algum tempo da vida stressante da cidade.
Estes eventos são muito vantajosos para a cidade que o organiza e para a região pois, além de atrair vários turistas durante a feira, podem provocar neles vontade de regressar noutras alturas do ano, aumentando o turismo da região e contribuindo bastante para a economia local.
A mostra dos produtos leva a que os visitantes, se gostarem deles, os comprem durante o ano e não apenas durante a feira e, por isso, a economia da região beneficia com a Feira do Fumeiro assim como os produtores, que vendem os seus produtos em maior número. São estes os grandes objectivos destas feiras: a mostra dos produtos regionais e da região em si. Se gostarem da feira e da região, os visitantes podem voltar nos anos seguintes e, ainda, levar outros visitantes, fazendo com que a feira tenha cada vez mais sucesso e que o turismo da região aumente, assim como a venda dos seus produtos.
Deste modo as Festas do Fumeiro são muito benéficas para o desenvolvimento das regiões, pois servem para que estas sejam mais conhecidas no exterior e suscitem o interesse dos turistas para que as visitem e, também, adquiram produtos que sejam nelas produzidos.
Para que as regiões se desenvolvam é necessário que se mostrem para o exterior e que encontrem formas de atrair visitantes. Existem várias formas de fazer com que isso aconteça e a realização das Feiras do Fumeiro é uma boa forma pois, além de darem a conhecer a região, fazem com que os visitantes provem a gastronomia e os produtos regionais podendo aumentar bastante a sua comercialização fora da região e até do país.
O facto de haver vários locais a realizar este tipo de feiras pode ser um factor negativo pois se não houver algum factor que os diferencie, como já foi referido anteriormente, os turistas podem não se sentir motivados a visitar todas ou grande parte das feiras do fumeiro.

Rui Pereira

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

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