sexta-feira, abril 20, 2012

Como pode promover a energia eólica o desenvolvimento regional?

Como sabemos, desde cedo que o homem utiliza o vento como força motriz para a realização de várias tarefas, que foram sendo cada vez mais fáceis de executar à medida que o homem dominava e percebia o seu potencial de ajuda às actividades humanas.
Hoje em dia, todo o seu potencial está voltado para a produção de energia eléctrica, face à sociedade em que hoje vivemos, ao desenvolvimento tecnológico que usa cada vez mais energia o que provoca um aumento substancial na sua procura, por um lado, e, por outro, levanta um sem fim de questões ambientais pela utilização dos combustíveis fósseis. Devido a estas questões ambientais, à necessidade de Portugal cumprir as obrigações assumidas no protocolo de Quioto e à necessidade de reduzir a sua dependência energética do estrangeiro diminuindo também o défice da balança comercial Portugal, sentiu necessidade de apostar cada vez mais em fontes de energia limpas e inesgotáveis.
Em 2010 a aposta na energia eólica em Portugal reflectia-se em quase 300 parques eólicos, com cerca de 2120 turbinas com uma capacidade de 3897,4 MW, distribuídos pelo continente e ilhas. É a norte do rio Tejo que se encontram a maioria destes parques, aproveitando as condições favoráveis do vento e altimetria, como é o nordeste transmontano. Viseu, Viana do Castelo e Castelo Branco apresentam valores bastantes significativos em relação às restantes regiões de Portugal, o que significa uma mais-valia no desenvolvimento destas regiões já que apresentam problemas relacionados com o envelhecimento, abandono e pobreza das populações.
De facto, Viana do Castelo é um bom exemplo da força que a energia eólica possui para dinamizar as economias locais, exemplo que pode ser adotado por outras regiões que possuam as mesmas condições. Em 2008 depois de já instaladas duas unidades fabris da multinacional alemã ENERCON, a fábrica de pás de rotor e a de torres de betão e com inauguração marcada para esse ano de mais três unidades, as fábricas de geradores síncronos e a de mecatrónica e mais tarde um centro de logística & transporte e um centro administrativo e de formação, o município viu-se na necessidade de encontrar mecanismos para a atracão de mão-de-obra, tal era a necessidade. Uma das soluções pensada foi a de criar carreiras de transportes coletivos alternativas para recrutar trabalhadores dos municípios vizinhos. Isto deveu-se aos 200 milhões investidos pelo grupo ENERCON, criando 2000 empregos diretos e milhares de empregos indiretos, relacionados com a construção e exploração de parques e fornecimento de matérias-primas. Só este pólo industrial representa 2,5% do PIB regional (Minho-Lima).
Mas não é só pelas fábricas construídas que as regiões beneficiam com o aumento da produção de energia através do vento, por um lado, existe a compensação monetária destes parques aos municípios, que representa 2,5% dos rendimentos dos parques e, por outro lado, as terras onde são instalados os parques representam mais um rendimento para o dono das mesmas, já que as aluga a quem explora os parques. Se estes forem instalados em terrenos agrícolas, o dono das terras além de receber o respetivo aluguer pode ainda produzir nas mesmas visto que elas podem ser trabalhadas até à base das torres, duplicando assim o rendimento do proprietário.
Os parques eólicos podem também ser aproveitados turisticamente para dar a conhecer as regiões onde estão implantados. Em Celorico da Beira temos um exemplo de como podem funcionar os parques eólicos no desenvolvimento turístico das regiões, nomeadamente para quem gosta de pedestrianismo. No parque eólico da Serra do Ralo, foi estabelecido um percurso pedestre temático – “Trilho da Serra do Ralo” – sobre energia eólica que dá a conhecer aos visitantes não só a beleza natural da serra mas também como funciona um parque eólico com possíveis visitas a um aerogerador. Foram estabelecidos como objetivos deste parque a promoção do pedestrianismo, a sensibilização das pessoas para a preservação da natureza, a criação do interesse turístico ao redor do parque eólico e informar sobre a energia eólica.
Este tipo de projetos, se forem pensados a uma outra escala, englobando um vasto número de parques eólicos de diferentes regiões, podem servir como uma grande área temática, com a criação de rotas para dar a conhecer ao público não só essas áreas serranas muitas vezes esquecidas, mas também servir como fonte de informação acerca de uma fonte energia limpa, com tudo o que lhe está adjacente.
Sendo assim, a energia eólica é mais uma janela de oportunidades que se abre para o desenvolvimento das regiões.

Nuno Azevedo

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: