sábado, abril 14, 2012

Rotas Turísticas: solução para melhorar o Desenvolvimento Regional?

No momento de crise que o nosso país atravessa, é necessário que sejam feitos investimentos em várias actividades com o objectivo de desenvolver as várias regiões. O turismo está a ser uma grande aposta de Portugal pois praticamente todas as regiões têm algo que pode ser aproveitado para este fim. A maior parte das cidades aproveita a sua história, os seus monumentos, para se promover.
É questionável se esta será a aposta certa ou não havendo, quem defenda que as cidades e regiões não devem sustentar o seu desenvolvimento apenas no turismo, devendo apostar em desenvolver outros sectores de actividade para evitar que o país se desenvolva apenas apoiado na sua oferta turística.
O turismo não pode nem deve ser a principal aposta de todas as cidades uma vez que, sendo a oferta muito parecida, o turista não tem interesse em visitar todos os locais. Uma forma de ultrapassar este problema será a criação de rotas turísticas que compreendam os vários locais de interesse para se visitar na região. Para isto, as cidades terão que se promover umas às outras, fazendo com que o turista sinta vontade de permanecer mais tempo na região.
Actualmente, não se verifica este cenário porque as cidades olham para as outras como concorrência e não como potenciais ‘aliadas’ na promoção do turismo da região. Ao haver uma ligação entre os vários pontos de interesse turístico numa região, os turistas sentir-se-iam tentados a permanecer mais tempo na região, representando um maior contributo para o seu desenvolvimento.
Devido à variada oferta turística de Portugal, é possível criar vários tipos de rotas turísticas e, assim, atrair turistas com interesses muito variados. Podem ser criadas rotas relacionadas com os castelos e outros monumentos da época medieval, rotas com outros monumentos da história mais recente do país, rotas relacionadas com a produção de vinho, rotas de turismo de natureza, entre outras.
Esta forma de organizar o turismo poderia não só fazer com que os turistas permanecessem mais tempo na região como poderia chamar mais turistas, pois a projecção da região para o exterior seria muito melhor e deste modo o turista viria visitar vários locais em vez de apenas uma cidade, o que tornaria a visita ao nosso país mais proveitosa para ele.
Apesar de já existirem algumas rotas, apenas funcionam como pontos de referência para os turistas, não havendo qualquer ligação entre elas, pois cada ponto de interesse tenta promover-se sozinho não existindo qualquer tipo de entreajuda entre eles. Mesmo os pontos turísticos que pertencem à mesma região não trabalham em conjunto, o que não favorece o desenvolvimento dessa mesma região. Se monumentos, museus, hotéis, restaurantes se associassem, isso representaria uma enorme mais-valia para a região pois permitiria ‘prender’ os turistas na região durante mais tempo, que se sentiriam tentados a visitar mais locais de interesse que lhes fossem aconselhados visitar nos locais onde iam.
Numa altura em que duas cidades muito próximas vivem duas Capitais Europeias, da Cultura em Guimarães e da Juventude em Braga, nota-se que não há qualquer associação entre elas, mesmo entre os seus habitantes. Se estas cidades se associassem, isso poderia contribuir para que os turistas que se deslocassem ao nosso país para visitar uma das Capitais Europeias visitasse também a outra, podendo isso representar que passaria mais tempo na região.
Deste modo, na minha opinião, o turismo numa região deveria ser pensado como um todo, criando rotas turísticas tanto na região como com outras regiões, e não cada local, cidade ou concelho individualmente, pois assim o desenvolvimento dessa região seria melhor conseguido, contribuindo, também, para o melhor e mais rápido desenvolvimento de Portugal no seu todo, uma vez que o sector turístico é uma das principais apostas para atingir esse objectivo.


Rui Pereira


(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho) 

Sem comentários: