Os Institutos
Politécnicos (IP) estão enquadrados no Ensino Superior Politécnico que se faz
representar pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
(CCISP), e tem uma forte representatividade na vida social de uma determinada
Região ou Cidade. Os IP são meios de
desenvolvimento importantes a vários níveis, criando uma dinâmica ao nível
populacional, económico, e uma comunicação saudável entre todos os agentes
económicos incorporados dentro de uma determinada Região. Em Portugal a complementaridade
entre todos os Politécnicos e Universidades cria um desenvolvimento de toda a
área fazendo com que se multiplique a oferta de mão-de-obra qualificada para
vários segmentos de mercado, sendo possível uma adaptação ao mercado externo
sempre que exista essa oferta ou procura.
O Instituto Politecnico
de Bragança (IPB) é um exemplo prático de como a existência de um meio de
formação qualificado pode ajudar no desenvolvimento de uma Região, tornando o
Nordeste transmontano uma região competitiva ao nível da oferta qualificativa e
na atração de população jovem, isto para um meio que lida diariamente com a
sombra da desertificação na sua sociedade. O IPB conta para isso com várias
Escolas ligadas aos campos da Educação, Saúde, Tecnologia e Gestão, Comunicação,
Administração e Turismo, e por fim a Escola Agrária. Claro que estas Escolas,
por abordarem áreas e métodos de estudos diferenciados, tornam a qualificação
pessoal muito mais diversificada, ajudando assim numa maior oferta para a
região em termos de mão-de-obra qualificada. Muita desta mão de obra
qualificada acaba por se tornar Professor ou investigador nesta instituição de
estudo, levando a que a região venha a ganhar a vários níveis. Um exemplo
pratico é a captação de investigadores com o fim de desenvolverem trabalhos
práticos ao nível regional, contribuindo assim para um conhecimento mais
enriquecedor de toda área, com isto vai haver um acréscimo de população em toda
a área, e ainda haverá um economia local que funcionará e enriquecerá com este
aumento.
O IPB está localizado com
o seu polo principal em Bragança, contudo existe uma Escola, a de Comunicação,
Administração e Turismo, em Mirandela, que fica a cerca de 50 quilómetros de
Bragança. Esta descentralização do IPB para Mirandela foi feita com o intuito
de tornar esta cidade um elo de ligação entre toda a região transmontana, e
como forma de dar alguma relevância a uma cidade que se pensava que no presente
iria ser mais importante em toda a região.
Podemos concluir então
que os IP são importantes para a dinamização das regiões e complementam algumas
Universidades já existentes, levando a cabo vários projetos de intercâmbio
entre a sociedade e as instituições. O IPB não foge á regra e faz-se
representar nestes parâmetros de formar viril, contribuído para todo o
enriquecimento de uma Região e para solidificação de uma imagem de marca entre
a cidade e esta instituição, o que leva a pensar que o caminho traçado é o
ideal para desenvolver outras regiões que se enquadrem neste tipo de situação.
Luis Marques
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