segunda-feira, abril 16, 2012

Eixo Atlântico: "Carta - Congreso CECICN - pt"

«Exmo./a Senhor/a:
 
Como sabe, neste momento estão a discutir-se as regras do jogo tanto políticas como financeiras para o próximo período de programação 2014-2020; discussão que ocorre num momento especialmente difícil, tanto para a Península Ibérica como para o próprio processo de construção europeia.
Lamentavelmente, o contexto da crise atual está a provocar que a construção da Europa social e dos cidadãos, impulsionada por Jacques Delors, esteja a ser substituída pela Europa dos resgates, dos mercados e dos cortes.
Nós, os territórios de fronteira apostamos agora o nosso futuro: ou impulsionamos uma saída da crise que recupere o espírito da construção Europeia na qual temos trabalhado nos últimos 20 anos ou deparamo-nos com uma situação cada vez mais complicada, com os nossos territórios submetidos a decisões puramente economicistas que não terão em conta as particularidades inerentes a todo o território de fronteira.
Face a esta situação, a CECICN (Conferência da Rede Europeia de Cidades Transfronteiriças e Inter-regionais) na qual se integra o Eixo Atlântico, tem elaborado ao longo do último ano um documento estratégico sobre cooperação territorial destinado às Instituições comunitárias e Autoridades nacionais e regionais, onde defendemos as propostas que consideramos que devem integradas no próximo período de programação, em matéria de cooperação territorial. Este documento que denominamos por "Documento Estratégico sobre a Cooperação Inteligente", e que pretendemos que seja um género de Livro branco da cooperação, que pode descarregar-se através do seguinte link e que estará disponível em português e espanhol no próximo mês de maio.
Neste contexto, no próximo dia 25 de Junho na Corunha, organizamos o primeiro congresso europeu de fronteiras intitulado "Congresso das fronteiras europeias: cooperação inteligente", cujo programa anexamos. Este congresso pretende reunir pela primeira vez todas as fronteiras europeias para fazer ouvir a nossa voz num momento crítico.
Não só considero que assistir a este congresso pode ser do seu interesse, como também será muito importante para nós poder contar com as suas contribuições e reflexões nos debates que ocorrerão nos workshops, que foram planeados, precisamente, para dar margem e oportunidade a que todos os assistentes manifestem as suas posições. Estas serão posteriormente enviadas às Instituições europeias e dirigentes políticos. Para se inscrever pode aceder ao formulário de através do seguinte link, em "Registro". 

Por último, agradecia que tal como estão a fazer os nossos parceiros por toda a Europa, divulgue esta informação por todas as pessoas ou entidades que trabalhem no âmbito fronteiriço e da cooperação, e que possam estar interessadas em participar no mesmo, ou pelo menos conhecer o documento.
Sem outro assunto de momento, na expectativa de nos encontrarmos na Corunha, receba os meus mais cordiais cumprimentos,
Xoán V. Mao
Secretário Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular»

(reprodução de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio elec trónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: