domingo, abril 12, 2020

Mercados de Natal na Alemanha: encantamentos da cidade de Colônia

Conhecida como uma época de renovação e união, o Natal é a festividade que mais aproxima as pessoas com seu clima de confraternização e celebração da vida. Na Alemanha não é diferente. Conhecidos por serem reservados e sérios, os alemães se rendem aos encantos da festividade com a abertura dos famosos mercados de Natal, que espalham pelo país não só aromas, luzes, enfeites e guloseimas, mas também um ar deslumbrante e sorrisos amistosos e acolhedores do povo alemão.
Os mercados de Natal, ou weihnachtsmarkt, datam da Idade Média. Um dos primeiros registros de sua existência é do ano de 1310, na cidade de Munique, e originaram-se das feiras de rua que eram comuns naquela época. Atualmente, os mercados, que têm início na segunda quinzena de novembro e duram até o final de dezembro, atraem milhões de turistas todos os anos, ansiosos para verem as cidades sendo tomadas por tendas de madeira enfileiradas, formando corredores de pura magia, com suas decorações vermelhas e douradas e luzes cintilantes, que atraem a atenção dos visitantes não só pelo cenário magnifico mas também pela variedade de oferta gastronômica e seus aromas tentadores.



    Palco para apresentações com árvore de natal e Catedral ao fundo/ Taças típicas de
    Gluhwein
    Fonte: Arquivo pessoal

 
Em Colónia, o período natalício ganha realmente colorido especial. A cidade, em 2019, contou com nove diferentes Mercados de Natal, entretanto, o principal deles possui uma localização privilegiada, tendo como pano de fundo a majestosa Catedral de Colônia, nomeada Património Mundial da UNESCO em 1996, com seu estilo gótico e pináculo imponente. O mercado de natal se mistura com essa paisagem pitoresca de forma natural, as luzes e decorações estendem-se pelas árvores, ruas, pontes e destacam a bela arquitetura da cidade, conferindo uma atmosfera majestosa e idílica.
O mercado de natal em Colônia é uma festa para os sentidos. As famílias percorrem as vielas com suas crianças risonhas e coradas pelo frio a degustar guloseimas típicas, como as tradicionais salsichas alemãs “Bratwursts”, biscoitos de gengibre e chocolates decorados com os temas da estação. Enquanto isso, os adultos preferem Gluhwein, o famoso vinho quente com especiarias, muito popular nessa época em todo o país, que além de muito saboroso ajuda a enfrentar o frio. Porém, nem mesmo o inverno rigoroso afasta os turistas, que parecem considerar as temperaturas, por vezes negativas, como mais uma atração típica natalícia, o que pode ser visto nas enormes filas para atividades como patinação ou boliche no gelo. Tudo isso ao som de canções natalícias tocadas por bandas e orquestras ao vivo, acompanhadas pelos entusiasmados visitantes ao redor da enorme árvore de natal instalada na parte central do mercado.
Os artesanatos são outro espetáculo à parte, com destaque para os tradicionais suportes de vela em formato de globo, que retratam, através de pinturas feitas à mão, os pontos turísticos da cidade. Sua singularidade o faz um souvenir perfeito para recordação da experiência vivida no mercado de natal de Colônia.


     Catedral ao fundo/ Porta-velas pintados à mão
     Fonte: Arquivo pessoal
 

A iluminação feérica, a música, os aromas intensos, os sabores indescritíveis, os sons das conversas e risadas animadas, a alegria e simpatia dos vendedores ao descobrirem um turista encantado, tudo contribui para tornar os mercados de natal em Colônia um espetáculo memorável e que certamente fazem com que os turistas sempre queiram voltar à Alemanha nesta época tão especial, para que assim possam desfrutar, mais uma vez, de uma das mais belas e festivas tradições do povo germânico.

Luciana Vitoriano Rodrigues

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)

Sem comentários: