Sabemos
que Braga, ao longo dos anos, tem acrescido a sua importância no nosso país, seja
por ser uma das cidades mais importantes de Portugal (ao que tudo indica,
apenas Lisboa e Porto estão à frente) ou por ser uma das cidades com maior
densidade populacional.
Mas,
para além destes, a verdade é que Braga tem visto o Turismo na cidade ser cada
vez mais frequente. Segundo dados do INE,
a proporção de turistas não residentes e estrangeiros, cresceu de 30,2% para
38,2%, entre 2014 e 2018.
A
«capital» minhota tem na sua estrutura tudo o que poderia agradar a um turista,
começando pelo turismo gastronómico, chegamos ao centro da cidade e o encanto
continua com as imensas estruturas religiosas, pelas quais religiosamente Braga
é conhecida, sem falar no Bom Jesus e no Sameiro, que, deslocados da cidade,
mostram ao turista uma incrível vista panorâmica da mesma.
Porém,
e se disser que também os eventos
desportivos atraem os estrangeiros e não residentes a visitar a cidade? Sim,
é verdade. Parece algo lógico, mas a verdade é que não acontece em todas as
cidades. Se falássemos de Lisboa ou Porto, que reúne condições muito maiores, a
lógica desta afirmação seria muito maior. Mas também em Braga isto acontece. E
já explico porquê.
Em
2018, Braga teve o privilégio de ser acolhido pelo projeto «Cidade Europeia do
Desporto». Este projeto, para além de denominar a cidade de Braga por um ano
como a cidade europeia do desporto, também deu a oportunidade à Câmara
Municipal de Braga de recolher fundos para investir nas suas infraestruturas
ligadas ao Desporto.
Braga foi considerada a Cidade Europeia do Desporto, em 2018.
Fonte: ACES Portugal
Assim
sendo, Braga, para além de ter todo um Complexo Desportivo da Rodovia remodelado,
graças a este programa também acolheu mais de 500 eventos ligados ao Desporto
de 74 modalidades diferentes, para a autopromoção do Desporto na cidade. Este
título foi, sem dúvida, uma distinção
que deixou Braga orgulhosa quanto ao seu investimento neste setor.
Para
além deste, não nos podemos esquecer do óbvio em Portugal: O futebol. Como conseguimos ver, o Sporting Clube de Braga é um dos maiores orgulhos dos bracarenses.
Para além de participar vivamente na Primeira Liga Portuguesa já há muito
tempo, nos últimos anos, o clube minhoto tem vindo a acrescer a sua
importância, seja no Campeonato Português, seja nas competições europeias.
Antes
de ser interrompido pela pandemia do COVID-19, o último ano futebolístico
estava a ser muito bom para o SC Braga nas competições europeias.
E
porque é que falo primeiro nas competições europeias? Porque eu própria vivi
alguns dos jogos realizados em Braga, e a verdade é que, tanto nos jogos
disputados contra o Wolverhampton (Inglaterra) como contra o Rangers (Escócia),
vi mais adeptos destes dois clubes do que propriamente do clube receptor.
Na
medida da lógica, cerca de 5000 adeptos estrangeiros se encaminharam para
Braga, uma cidade sem aeroporto, uma cidade que não é Lisboa ou Porto. Estes adeptos rapidamente se tornaram em turistas
da «capital» minhota. E tudo graças à oportunidade que o futebol deu.
Para
concluir a minha linha de pensamento, o último exemplo que vou dar também tem a
ver com futebol, mas reflete-se mais na atração de turistas portugueses não
residentes.
Desde
2017 que Braga investe em receber a Final
Four da Taça da Liga em Portugal. Sendo 2020 o último ano de parceria entre
a competição e a Câmara, a verdade é que o evento foi espectacularmente
divulgado por Portugal inteiro, trazendo imensos turistas das mais diversas terras
de Portugal, e mesmo em Braga notava-se um ambiente de festa, de quem apenas
queria ver e disfrutar de bom futebol.
A Fan Zone da Final Four da Taça da Liga realiza-se na Avenida Central, em Braga.
Fonte: ComUM
Concluindo,
o turismo feito através de eventos desportivos pode ter igualmente valor como
quem visita a cidade para a conhecer. O adepto poderá ter apenas o objetivo de
ver a sua equipa em campo, seja em que desporto for, mas, no final, vai acabar
por se tornar num turista da cidade que tanto tem para oferecer. Por isso, a
resposta à pergunta inicial é: sim, tem impacte.
Angelina Domingues Barreiro
(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2019/2020)
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