A Euro
região Galiza-Norte de Portugal foca-se num plano estratégico em que as
prioridades se baseiam numa estratégia com cinco pilares essenciais: impulso
dos sistemas básicos de transporte e acessibilidade; cooperação no âmbito do mar;
competitividade das pequenas e médias empresas; protecção ambiental e desenvolvimento
urbano sustentável; e, por último, fomento da cooperação, integração social e
institucional.
O
turismo enquadra-se em todos os pontos estratégicos acima mencionados, pois é
sem dúvida o mais relevante e promissor motor da economia da Euro região. O
Turismo é, antes de mais, uma actividade de cariz económico com forte impacto
no desenvolvimento sustentado e sustentável das regiões por usar os recursos
endógenos aí disponíveis. Num mercado globalizado e competitivo, distinguem-se
os que efectivamente potenciam e maximizam as suas vantagens competitivas.
É neste
enquadramento que é criado o Plano Estratégico de Turismo da Galiza-Norte de
Portugal, para que o desenvolvimento turístico destas duas regiões cresça
valorizando os recursos distintivos que possuí.
A
Euroregião é estrategicamente competitiva pois é um dos poucos territórios
europeus a integrar quatro cidades (Santiago de Compostela, Lugo, Guimaraes e
Porto) e a margem de um rio (Região Vinhateira do Alto Douro) classificados
pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
A
crescente procura turística na região, conjugada com as características
naturais e os projectos infra-estruturais e de cooperação empresarial
existentes, permite identificar as seguintes oportunidades do sector: turismo
da natureza; turismo cultural; turismo gastronómico e vinícola; e turismo de
Saúde e Bem-Estar.
A
adequação da oferta turística regional ao perfil dos turistas (actuais e
potenciais), a qualificação de cada um desses produtos, assim como os produtos
estratégicos (que assentam em recursos endógenos próprios do Norte de Portugal
e da Galiza) configuram, em si mesmos, a principal motivação de visita à região,
devendo responder a perfis de turistas com necessidades distintas entre si. A
convergência de dinâmicas e as vantagens da cooperação entre o Norte de
Portugal e a Galiza surgem, com especial importância, com a implementação desta
estratégica, pois a proximidade geográfica, histórica e cultural
reflecte-se na existência de produtos turísticos que, sendo comuns e
complementares, permitem “construir” uma oferta turística Euro-regional.
O
sector turístico, pelas suas características, é um sector chave para promover o
crescimento inteligente, sustentável e integrador que pretende impulsionar a
Estratégia Europa 2020. Um dos objetivos da conferência internacional do
turismo decorrida em julho de 2013 foi analisar o “Impacto da Estratégia Europa
2020 para o Turismo”, reconhecendo que a própria estratégia tem um papel
principal para este sector, onde se define o reforço da competitividade do
sector turístico europeu como uma atuação prioritária. Para além disto, é uma
das atividades europeias com maior potencial de crescimento, assim como um
fator chave para favorecer a coesão territorial, a integração económica e
social de zonas rurais, regiões costeiras periféricas ou regiões menos
prósperas.
No
entanto, o setor enfrenta grandes desafios, que requerem respostas concretas e
esforços de adaptação importantes, como a crescente competição mundial de
países emergentes ou em desenvolvimento, a evolução demográfica e o
envelhecimento, onde o turismo acessível se postula como um complemento à
oferta atual indispensável, a proteção meio-ambiental e a sustentabilidade, ou
a evolução das tecnologias de informação e o seu impacto no turismo. Para isso,
durante a Conferência Internacional de Turismo, analisaram-se novas estratégias
para o desenvolvimento do setor na Euro região, mediante uma planificação que
fomente produtos turísticos conjuntos baseados nos principais fatores endógenos
do território.
Assim,
a cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal tem tudo
para ser potenciadora de oportunidades de desenvolvimento turístico, quer
através da criação de economias de escala (especialmente ao nível das
actividades de promoção e divulgação), quer através da maximização dos fluxos
turísticos intra-euro-regionais, do aumento da taxa média de permanência e do
gasto médio por turista, quer, ainda, do aproveitamento das iniciativas
comunitárias no âmbito do turismo.
Importa
ainda salientar que a Euro Região Galiza-Norte de Portugal passou por uma
evolução notável do turismo, sobretudo de carácter internacional. O planeamento
para o desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos tendo muito presentes
as principais vias de cooperação, os recursos autóctones existentes, o fomento
da promoção turística e a internacionalização, desenharão o futuro próximo e
contribuirão para um crescimento sustentável, inteligente e inclusivo na Euro
Região.
É com base neste perspectivação positiva que
as medidas da conferência internacional do turismo, mencionadas acima neste
relatório, estão integradas no Plano Estratégico de Turismo da Euro Região
Galiza - Norte de Portugal, atualmente em desenvolvimento. O
desafio é esquecer as linhas da fronteira que nos separam para nos afirmarmos,
turisticamente, como um único destino. Unindo duas regiões.
Flávia
Alexandra da Silva Carvalho
(texto de opinião produzido no âmbito da uc. Bases Estruturais da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, do Mestrado em Politicas Comunitárias e Cooperação Territorial da EEG e do ICS/UMinho)
(texto de opinião produzido no âmbito da uc. Bases Estruturais da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, do Mestrado em Politicas Comunitárias e Cooperação Territorial da EEG e do ICS/UMinho)
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