domingo, março 19, 2017

“Gondomar é D´Ouro”, um vizinho atrativo do Porto

Após 2012 e 2014, o Porto foi novamente eleito o “Melhor Destino Europeu 2017” e a própria página de web destaca que “Nunca a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todos os cantos do mundo. As reações de celebração chegaram logo depois através nos media ou através de pessoas compartilhando orgulhosamente esta mensagem nas redes sociais. Este título realça o facto que a visita a e o interesse no Porto é cada vez maior, o que diretamente confirmam estatísticas oficiais e também o notam as pessoas que vivem ou trabalham, principalmente, no seu centro. Não só durante o período de verão, mas ao longo de todo o ano, inúmeros turistas deslocam-se pelo centro histórico da cidade, o que torna cada vez mais raro para uma pessoa não ficar presa no trânsito ou nos passeios e becos lotados quando passa pelo centro do Porto.
Por outro lado, ao contrário do Porto, a cidade vizinha de Gondomar ainda não foi descoberta por turistas, desenvolvendo o seu potencial turístico. Nos últimos anos a cidade passou por várias mudanças e, atualmente, oferece aos seus visitantes uma grande variedade de atividades e eventos na área da cultura, desporto, história e património cultural, gastronomia e, não menos importante, espaços verdes e recursos naturais.  
O seu novo slogan, “Gondomar é D´Ouro”, aposta em propagar as suas duas caraterísticas mais fortes: o rio Douro (Gondomar tem 37,5km de rio); e a ourivesaria, que regista cerca de 60% da produção nacional. A produção artesanal é possível apreciar através da Rota da Filigrana, que acompanha os visitantes desde a história desta indústria até à visita às oficinas tradicionais, dando a oportunidade de experimentar o processo elaborado de fabricação deste tipo de jóias.
Além disso, este ano, Gondomar também se orgulha com o título de “Cidade Europeia do Desporto 2017”. Este título é anualmente atribuído pela ACES Europe (Associação das Capitais Europeias do Desporto), que é uma associação sem fins lucrativos com sede em Bruxelas. O título “Cidade Europeia do Desporto” é um multi awards dado em toda a Europa por ano a cidades que têm entre 25.000 e 500.000 habitantes. As vantagens da obtenção de tal avaliação são, por exemplo, reconhecimento internacional, alta visibilidade, valorização das políticas desportivas da cidade, entre outros.
Na apresentação oficial do programa para o primeiro trimestre deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, salientou que o objetivo é “promover o concelho através do turismo, desporto e saúde”, e “a candidatura (a Cidade Europeia do Desporto) insere-se num plano global de Gondomar que quer afirmar-se na região, no país e na Europa com o seu património, que é d'Ouro”.
Pessoalmente, penso que este título podia contribuir para o aumento do interesse no Concelho de Gondomar e também para o seu desenvolvimento urbano e turístico. Assim, a cidade tem uma oportunidade de mostrar que o desporto pode ser ligado com a descoberta do território. Também acho que Gondomar pode beneficiar do interesse do Porto, como cidade vizinha, e atrair através do seu programa diverso não só turistas mas também as pessoas locais, uma vez que um dos objetivos do programa seria a intenção de preparar pelo menos um evento por dia, ao longo do ano.

Júlia Kundisová
Referências:   
1.      http://www.europeanbestdestinations.com/best-of-europe/european-best-destinations-2017/
2.      http://www.aceseurope.eu/index.php/en/
3.      http://turismo.cm-gondomar.pt/
4.      http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2016/12/07/gondomar-e-cidade-europeia-do-desporto-em-2017
5.      http://www.portugalemdestaque.pt/gondomar-e-douro/

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Mestrado em Património Cultural, da ICS/UMinho]

Sem comentários: