domingo, março 12, 2017

Turismo de Intercâmbio e suas motivações

O turismo é um fenómeno económico e social com índices de crescimento incríveis e dinâmicos (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO, 2008); no decorrer dos anos essa atividade se tornou uma das mais importantes, fortalecendo cada vez mais, através da globalização, as relações existentes entre as diversas nações do mundo.

O turismo representa um dos setores económicos que se desenvolveu mais rapidamente mundialmente. Do ponto de vista sócio-económico, é uma atividade de suma importância, provendo renda e emprego, tanto diretamente quanto indiretamente, para a população da região na qual a prática é realizada.

A abrangência da qual é dotado o Turismo faz com que essa atividade alcance as mais diversificadas áreas que estimulam a economia, e com relação à educação isso não é diferente.

A educação é um instrumento que viabiliza ao ser humano alcançar conhecimentos dos mais diversificados tipos, com o intuito de aperfeiçoar seu intelecto .

As viagens com o objetivo educativo nasceram a partir do século XVIII, vinculado diretamente a ampliação do relacionamento entre diferentes povos, culturas, busca do conhecimento, compondo com isso status social e cultural que a sociedade da época pedia. A procura iniciou-se com o desenvolvimento do capitalismo e a partir do momento em que a Europa começou a acelerar o seu desenvolvimento baseado na industrialização e na racionalização do trabalho. Grand Tour é como ficou conhecido este acontecimento na Europa. 

Apesar de ser uma prática antiga, na atualidade esse tipo de turismo é realizado em busca do conhecimento de novos idiomas, assim como, também, pela necessidade de aprendizagem de outro modelo cultural de comportamento, através da internacionalização.

Por ser uma atividade educacional, normalmente é vinculado a uma instituição de ensino, como escolas, faculdades e universidades. É uma ferramenta de aprendizagem, constituindo um fator preponderante para o incremento cultural, visto que permite ao discente aliar a teoria absorvida no âmbito académico com a vivência da prática efetuada no próprio local.

A prática do turismo educativo, com o tempo, expandiu-se pelo continente Europeu e América, sendo amplamente utilizado por colégios e universidades.

As motivações para realizar um intercâmbio estudantil, segundo os relatos dos estudantes sobre as suas experiências, revela que o interesse por essa atividade turística apresenta homogeneidade, pois as viagens nesse sentido têm em comum a busca de novas culturas e enriquecimento intelectual e profissional.

A tendência dessa atividade é para expandir-se e, em razão disso, tenderá a apresentar um crescimento expressivo nos próximo anos, para atingir um público maior.

Através de viagens, passeios, excursões, entre outras atividades, o turismo tem muito a contribuir quando se fala em termos de ensino. O Turismo de Intercâmbio alia educação e viagens do âmbito turístico, que por sua vez atuam como fontes provedoras do câmbio de informações. Ambos intensificam o valor pelo lado social e da vivência e a absorção e prática do conhecimento in loco.

Jaqueline Abreu

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/17)

Sem comentários: