quarta-feira, março 22, 2017

Procura Turística

A procura turística traduz as diversas quantidades de bens e serviços que os visitantes adquirem num determinado momento. Assim sendo, a procura turística é o conjunto dos bens e serviços que as pessoas adquirem para realizar as suas viagens.
Dois dos grandes e principais grupos de procura são a procura efetiva (diz respeito à procura que realmente se realiza) e a procura potencial (aquela que é potencialmente prevista existir). O crescimento constante e a concentração no espaço e atrativos são as caraterísticas mais notórias da procura turística. Os fatores que determinam a procura turística são fatores de ordem económica, social e técnica. Por sua vez, os fatores que afetam a procura turística são os conflitos sociais, a falta de condições e de infraestruturas para receber o turista.
O produto turístico é o elemento de ligação entre a oferta e a procura e, como tal, constitui a figura central de todo o processo de análise e de avaliação da qualidade percebida por todos os intervenientes no processo turístico. Existem duas tipologias de produtos turísticos que importa distinguir: ao nível local, as organizações do sector do turismo oferecem um vasto e diversificado conjunto de produtos e serviços, que vão do alojamento, à restauração, animação, entre outros. Este tipo de produtos específicos tanto pode ser objeto de comercialização e consumo integrados como apresentados isoladamente; por outro lado, temos o produto global ou compósito, que resulta da integração, ao nível regional, de toda a realidade oferecida e experimentada pelos turistas. Trata-se de um produto que se assume como o resultado de uma combinação de componentes tangíveis (físicas) e intangíveis (sensações, emoções, experiências). O produto compósito tem uma forte repercussão na imagem que o turista guarda da região.
A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Este é um poderoso instrumento usado com o intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos do público-alvo. Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com caraterísticas distintas, que são chamados segmentos.
Motivações principais, tais como, o comércio, a religião, a necessidade de mudança, o estatuto social, a aprendizagem pessoal e a curiosidade, continuam a ser as motivações centrais das viagens e do turismo.
Embora existindo múltiplos produtos turísticos e sendo esta uma área de estudo complexa, decidi apenas concentrar-me num ponto turístico, tendo, deste modo, o meu estudo empírico debruçado-se sobre a cidade de Guimarães.      
De forma a compreender o fenómeno turístico, é necessário ter presente os conceitos básicos acima enunciados, ligados ao fenómeno turístico. No contexto atual, para analisar o fenómeno turístico, observei que é igualmente essencial ter presente o papel notório do marketing e das novas tecnologias de informação nesta área. Sabendo que no município de Guimarães existem variados produtos turísticos, notei que até certo ponto estes e o turismo no espaço rural e urbano podem ser considerados complementares.
O processo de globalização e a crescente competitividade nos mercados nacionais e internacionais pressionou, e continua a pressionar, os destinos turísticos, levando-os a adotar práticas alternativas mas igualmente atrativas. De um ponto de vista de gestão estratégica, a criação de marcas territoriais surge como uma ferramenta poderosa, uma vez que atribui ao destino uma identidade e, principalmente, uma imagem, diferenciando-o dos seus concorrentes e tornando-o apelativo, o que permitirá a captação de visitantes. Esta demarcação territorial procura acima de tudo uma imagem forte e positiva para o destino.
No caso de Guimarães é de notar que nos últimos anos o concelho conseguiu revitalizar a economia através do aumento do número de turistas, consequência dos seus recursos patrimoniais e esforços por parte das entidades públicas, o que permitiu o desenvolvimento do Turismo.
O projeto, que incide sobre a cidade de Guimarães como destino turístico, procura compreender qual o nível atual de promoção turística de que a cidade dispõe. Procura-se também analisar as estratégias que as entidades responsáveis pelo turismo concretizam na promoção da cidade e da região, Para a atratividade e notoriedade do destino e a divulgação da sua oferta de bens e serviços, a difusão de informação turística é muito importante, assim como a dinamização dos recursos turísticos existentes. Também é relevante potenciar outras vertentes turísticas não tão exploradas, pois isso permitirá complementar a oferta da cidade, tornando-a mais diversificada e diferenciada.
 Demarcar toda a oferta turística do concelho é uma das tarefas de real valor no turismo, pois permite valorizar os seus potenciais recursos e os inúmeros produtos já existentes. Uma boa experiência dos visitantes levará, por sua vez, à recomendação a amigos.
Quanto maior for o ajuste entre os atributos percebidos da imagem de uma Marca-Destino e as motivações de procura dos seus visitantes, maior será a probabilidade de recomendação de visita ao Destino.

Marta Marques

   Bibliografia
Cardoso, Sara Alexandra da Silva Vasconcelos (2016). Branding Territorial: o papel da imagem no comportamento de compra do turista: o caso do destino Arouca. Dissertação de Mestrado;
Peixoto, Agostinho (2008). A qualidade do produto turístico e dos destinos, ?;
Vareiro, Laurentina, Ribeiro, J. Cadima, Pardellas de Blas, Xulio (2010). "As preferências dos turistas que visitam o Minho - Lima: uma análise com base nas preferências declaradas", Revista Portuguesa de Estudos Regionais, nº 22, 3º Quadrimestre, 2009, págs. 35-46.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)

Sem comentários: