domingo, março 19, 2017

WRC – Vodafone Rally de Portugal como atração turística em Fafe

Fafe é um pequeno conselho localizado no distrito de Braga, com cerca de 51 000 habitantes divididos pelas 25 freguesias da cidade. Não sendo um foco relevante no que toca ao turismo, é conhecida pela: sua lenda "Justiça de Fafe", tornando o povo fafense conhecido como "justiceiro"; a diferente pronúncia dos seus habitantes; e ainda como "Fafe dos Brasileiros", pela abundante construção de brasileiros levada a cabo por emigrantes no século XIX.
Fafe tem como pontos turísticos a Casa do Penedo, conhecida pela sua arquitetura diferente (construída entre dois enormes penedos),  caminhos romanos, a Igreja de São Romão de Arões, construída no século XIII, a Barragem de Queimadela, que atrai centenas de pessoas dos concelhos mais próximos nos solarengos dias de verão, os palacetes brasileiros do século XIX, e ainda a passagem do WRC Vodafone Rally de Portugal, realizado nas elegantes serras de Fafe. Não sendo um evento turístico nem relacionado com património, a verdade é que a passagem do WRC nesta pequena cidade é uma enorme atração, que move milhares de pessoas até a esta cidade.
O Automóvel Club de Portugal foi fundado em 1903, mas só em 1967 se concretizou a primeira edição do Rally Tap, hoje conhecido como Vodafone Rally de Portugal. O prestígio foi tanto que em 1972 fez parte do Campeonato do Mundo de Ralis. A evolução foi de tal modo enorme que foi considerado 5 vezes o "Melhor Rally do Mundo", e em 2000 foi distinguido com o prémio "Rali com Melhor Evolução do Ano". Esteve alguns anos fora do calendário do Mundial, mas voltou em força no ano de 2007, sendo que em 2009 é que a participação do Vodafone Rally de Portugal no WRC teve o impacto de um grande evento.
Em 2015 deixa de estar só presente no sul de Portugal e passa a chegar também às zonas de Entre Douro e Minho. É neste cenário que o Vodafone Rally de Portugal chega até Fafe e trás consigo toda uma enchente de gente que enche toda esta pequena cidade de turistas oriundos de todo o pais e também do estrangeiro, como Espanha e França.
O Vodafone Rally de Portugal passa por Fafe no mês de Maio e é logo notada a agitação citadina que os seus fãs trazem à cidade. Desde os militares da Guarda Nacional Republica espalhados por diversos pontos a organizar o aumento enorme de tráfego ao desfalque nos stocks de produtos nos supermercados e às diversas estradas cortadas, são tudo marcas de um fim de semana de enorme agitação. Estas centenas de milhares de turistas amantes do desporto automóvel geram um fluxo gigante, afirmando-se no sítio oficial: "A edição de 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal gerou um total de 129,3 milhões de euros de retorno para a economia nacional. Mais de metade desse valor foi despesa direta total na economia do turismo no norte de Portugal assegurada por adeptos e equipas: 67,6 milhões de euros, representando mais 2,4 milhões de euros face à edição anterior". Assim, percebemos o impacto da passagem do WRC pelo norte de Portugal também na economia.
É notório que a adesão ao Vodafone Rally de Portugal  tem crescido de ano para ano e o público tem sido cada vez mais, sendo que já chegaram a organizar-se festas noturnas nos locais mais procurados do percurso. No fim de semana em que o rali passa nas serras de Fafe dá-se um convívio de milhares de pessoas, que dura do dia anterior até ao final da prova, estando estradas cortadas por quilómetros e militares da Guarda Nacional Republicana espalhados por todos os acessos a organizar os adeptos do desporto automóvel. No percurso de Fafe, os pontos mais conhecidos do rali são o confurco ( Fig. 1) e o salto (Fig. 2), sendo que no último ano o salto venceu o DJI Aerial Award 2016, com a prestação de Andreas Mikkelsen.
Fig-1


Fig –2

Para além disto, a edição de 2016, que foi a 50º edição do Vodafone Rally de Portugal, recebeu o Prémio Mérito Desportivo CDP – Personalidade do Ano na 21º Gala do Desporto organizada pela Confederação do Desporto de Portugal. Tudo isto são provas da crescente importância da passagem do rali pelos diversos pontos, que ajuda quer na economia quer no turismo local e na proliferação dos locais por onde este passa.
Sem dúvida que o Vodafone Rally de Portugal, inserido no WRC, tem uma enorme importância para a cidade de Fafe, atraindo centenas de milhares às serras, ajudando os comerciantes locais, que abrem negócio nos locais mais procurados no percurso. Assim, Fafe passou a ser dos locais visitados por milhares de turistas que, caso não fosse o rali, nunca visitariam a nossa humilde cidade, fazendo deste fim de semana uma atração turística da nossa cidade. 

Nádia Soares

Bibliografia:

Sem comentários: