segunda-feira, abril 05, 2021

As Pateiras do Ave: atração para a dinamização da região

           “Investimento de 70 mil euros vai permitir implementar um conjunto de ações, que pretendem complementar o processo de criação de uma Paisagem Protegida Local (PPL)(Correio do Minho). De momento, em Vila Nova de Famalicão, há um projeto para preservar património natural financiado por fundos comunitários. Esta ação promete dinamizar a região, tal como promover a cultura cívica e o desenvolvimento sustentável.

Localizadas no Vale do Ave, às portas do Minho, em Vila Nova de Famalicão, existem localidades que preservam a paisagem e cultura típica de Entre Douro e Minho e que celebram vivamente tradições seculares que perduram no tempo e espaço, atraindo muitos curiosos. As agras do sudoeste do concelho são exemplo vivo disso mesmo e para a sua conservação foi criado um Projeto: As Pateiras do Ave. “O projeto quer ser uma ferramenta valorizadora do território, alicerçado no património natural, sendo que já foi feito um levantamento dos valores naturais e culturais a preservar. Está a ser desenvolvido nas freguesias de Fradelos, Vilarinho das Cambas e Ribeirão, numa área de 3539 hectares, sendo que destes 1500 correspondem a área de Paisagem Protegida Local” (JN).


Figura 1 - Azenhas do Ave em Fradelos. Uma das freguesias envolvidas neste                                    projeto.


Entretanto, apesar de nestes locais a agricultura ser a principal atividade de sustento, há um cuidado especial para a conservação da natureza. Como resultado, nestas agras habitam milhares de espécies, sendo algumas raras e inexistentes noutras zona do nosso país e da Europa. Neste projeto, o património natural florestal, com maior importância de preservação tanto a nível nacional como europeu, são os famosos Bosques Palustres, sobre antigos terraços aluviais, pinhais e prados, com espécies tão caraterísticas da paisagem da região e cada vez mais escassas.

Contrastando com a imagem industrial do concelho, este projeto potencia o Município para o aproveitamento e revitalização através do desenvolvimento e investimento em infraestruturas para atividades de lazer, outdoor e aquáticas, e, também, que favoreçam os amantes da natureza e levem os estudiosos a apreciar este rico património natural. Aliás, a zona do Ave à beira-rio, foi outrora famosa zona de banhos.

Contudo, a discussão entorno do Regulamento da PPL com paisagens e elementos que evidenciam o grande valor estético, ecológico e cultural da região está aberta ao público, causando já divergências políticas e choque de interesses.

  

Beatriz Maravalhas S. Ferreira

https://correiodominho.pt/noticias/famalicao-projecto-para-pateiras-do-ave-aprovado-pelo-fundo-ambiental/126425 visitado a 01/04/2021

https://www.jn.pt/local/noticias/braga/vila-nova-de-famalicao/projeto-para-preservar-patrimonio-natural-de-famalicao-financiado-por-fundos-comunitarios-12714838.html

https://correiodominho.pt/noticias/famalicao-uniao-europeia-aprova-projecto-de-combate-as-alteracoes-do-clima/128108

https://www.youtube.com/watch?v=FCpdwm0j0G8

https://cidadehoje.pt/famalicao-regulamento-da-paisagem-protegida-das-pateiras-do-ave-esta-em-discussao-publica/


(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)

Sem comentários: