segunda-feira, abril 26, 2021

“Fatores de atração do turismo no Norte de Portugal: uma abordagem exploratória”

Resumo | No Norte de Portugal e, particularmente, na cidade do Porto, no período anterior à crise sanitária COVID-19, o turismo mostrou-se uma atividade chave na promoção do desenvolvimento económico. O propósito deste estudo foi identificar os fatores que atraem ou condicionam a atratividade turística deste território, contribuindo desta forma para identificar alguns aspetos críticos a manter presentes em futuras ações de planeamento do turismo. No tratamento dos dados secundários usados nesta investigação utilizaram-se métodos estatísticos vários, como regressões lineares múltiplas, análise da variância (ANOVA) e modelos para tratamento de dados em painel. O período de análise é o que medeia entre 2003 e 2017 e as fontes principais de dados foram o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Sales Index (2018), da Marktest. No processo de investigação, partiu-se de uma pesquisa da literatura sobre a atratividade turística dos territórios. Os resultados indicam como fatores que atraem o turismo a oferta de alojamento turístico, a existência de galerias de arte e museus, o nível de rendimento dos municípios, e o facto de o município integrar determinadas rotas turísticas, como os Caminhos de Santiago ou a Rota dos Vinhos Verdes, enquanto que o índice de criminalidade contra as pessoas tinha o efeito de repelir os visitantes.

Palavra-chave | Fatores de atração do turismo, Turismo e desenvolvimento local, Planeamento da atividade turística, Municípios do Norte de Portugal.

CAIO MARTINS  [caio-gmartins@hotmail.com]

JOSÉ CADIMA RIBEIRO  [jcadima@eeg.uminho.pt]


(Resumo de artigo entretanto publicado em Revista Turismo & Desenvolvimento, N. 35, 2021, págs. 53-75 - https://proa.ua.pt/index.php/rtd/issue/view/778) 

Sem comentários: