quinta-feira, abril 22, 2021

Feira de Chocolate Internacional de Óbidos sob plataforma virtual

A Feira Internacional do Chocolate acontece em Óbidos desde 2002, por volta de novembro. Não é muito tempo a nível de comparação com outros eventos desta envergadura, contudo é o tempo suficiente para atrair pessoas de vários cantos do mundo para a pequena terra de Óbidos, em Portugal. Sem dúvida que este evento estimula não só o paladar mas, também, a movimentação turística no nosso país.

A feira é composta por um conjunto de acontecimentos envolvidos no próprio chocolate. É o sonho para qualquer amante de chocolate, o verdadeiro parque atrativo, com atividades diversas para todas as idades e gostos.

Dentro das atividades que decorrem na feira estão os workshops e cursos para quem deseja aprender mais sobre as técnicas e truques do processo de criação do chocolate, atividades e momentos lúdicos para crianças, peças escultóricas feitas em… chocolate, concursos, entre outros. Tudo isto e mais algumas divertidas atividades, criam uma atmosfera envolvente, e deixa um aroma doce no ar. No passado ano, contudo, o aroma doce ficou mesmo apenas no ar, e não se fez sentir de forma “viva”.

Acontece que no ano passado de 2020, a esperada feira do chocolate teve já de ser adiada para este ano de 2021, todavia, como o clima de instabilidade e insegurança pairava sobre o pensamento coletivo da população em geral, alteraram-se os meios. Em 2021, acontece pela primeira vez, como em muitas outras situações que envolvem convívio e aglomeração de pessoas, a feira de chocolate de Óbidos pela plataforma online.

Nesse contexto, surgem muitas perguntas e ideias. Será que dá certo? Será que vale a pena investir mais tempo em frente ao ecrã? Será que satisfaz da mesma maneira? E o convívio como irá acontecer?

Sem dúvida que muitas questões pertinentes são colocadas e que nos fazem pensar, mas porque nos damos ao trabalho de realizar algo tão prazeroso: o convívio, em algo tão habitual. Obviamente que ficar em frente ao ecrã por vários períodos de tempo, para além de não ser saudável fisicamente, não é nada convidativo mentalmente. No fundo, estão a convidar-nos para fugir à rotina da mesma forma que vivenciamos a rotina: sentados em frente ao ecrã, com uma dose extra de conforto… uma manta e um sofá ao dispor.

Muitas pessoas acreditam que não vale tanto a pena realizar estes convívios online, dizem que não é a mesma coisa nem nunca irá ser, pois as pessoas querem ir a este tipo de feiras para conviver e tal não é possível via online. Outras questionam-se de como será possível realizar uma feira ligada ao sentido do paladar sendo que não há o que provar? Compreendo todos estes questionamentos e dúvidas, pois à primeira vista é impeditivo. Contudo, acho heroico e até louvável criarem esta alternativa. É a solução mais adequada dado a situação que vivemos. É o pilar que restaura e não faz com que não se perda no esquecimento das pessoas. Apesar de ser vivido de outra forma, acredito, assim como muitos, ser um meio para alcançar a população, e para fazer lembrar e acontecer a feira.

Dentro desta alternativa, o que se vai passar de facto nas sessões online é uma passagem de saberes através desta nova plataforma, com o intuito de formar e informar acerca do delicioso tema: Chocolate, de forma extra didática. Só a tentativa de se fazerem ouvir e não deixarem passar ao lado a feira, e de manterem tudo isto numa via segura para todos, já é sinal de esperança.


Márcia Sousa Silva

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)

Sem comentários: