sábado, abril 24, 2021

TURISMO NA ILHA DE PORTO SANTO, MADEIRA

O turismo é o setor mais importante da economia regional na Região Autónoma da Madeira. Em 2014, a sua contribuição para o VAB total era de quase 21% e cerca de 20% do emprego total do arquipélago, com um impacte induzido considerável nas economias gerais e efeito de transbordamento em outros setores. O meio ambiente e a paisagem, bem como a natureza distinta da região são cruciais para o turismo. O turismo na Madeira tem uma tradição centenária e o arquipélago é um dos principais destinos turísticos em Portugal.

O seu clima subtropical ameno e sua excecional variedade de fauna e flora indígenas faz da ilha um destino turístico durante todo o ano. A paisagem e o clima são os dois principais atributos das campanhas promocionais. A região é conhecida pelo Vinho Madeira, gastronomia, valor histórico e cultural, sua flora e fauna, paisagens (Floresta Laurissilva), que são classificados como Patrimônio Mundial da UNESCO, e até mesmo os bordados típicos. As celebrações anuais de Ano Novo dão lugar a um dos maiores espetáculos de fogo de artifício do mundo.

A Ilha da Madeira tem um turismo de orientação naturalista e é visitada durante todo o ano. Por sua vez, a Ilha do Porto Santo tem um turismo marítimo mais orientado para as suas praias, que representam o grande fator de atração.

O turismo é, portanto, caraterizado por uma alta sazonalidade, concentrada nos meses de junho, julho e agosto, enquanto no inverno a maioria das estruturas de alojamento estão fechadas. Para incentivar o turismo fora da temporada alta, um campo de golfe foi criado e o governo estabeleceu um subsídio para os habitantes da Ilha da Madeira que se mudassem para a Ilha do Porto Santo durante os meses de menos fluxo turístico. Portanto, durante nove meses, entre outubro e junho, é possível receber um subsídio de 25 euros para a compra de passagem de ida e volta. Esta passagem é feita pelo navio Lobo Marinho, que liga as duas ilhas diariamente, durando uma viagem de duas horas e trinta minutos para percorrer sessenta quilómetros, o que pode por vezes influenciar a quantidade de pessoas que faz a travessia devido à relação preço/duração.

A oferta de alojamento na Ilha da Madeira concentra-se no concelho do Funchal, especialmente na área do Lido. No entanto, o Porto Santo apresenta uma especialização em turismo de litoral, concentrado principalmente no período de verão.

O turismo tem ainda um enorme potencial relacionado principalmente com o turismo náutico, principalmente porque há espaço para melhorias neste setor. Atualmente, é difícil estimar o impacte económico gerado pelo turismo náutico. Além disso, um aumento na qualidade de serviços, diversificação dos produtos e  do grau de atração de turistas estrangeiros contribuiria para a diminuição da sazonalidade do turismo costeiro, principalmente na ilha de Porto Santo. 

Infelizmente, os procedimentos de licenciamento de atividades de turismo marítimo são burocráticos e geram muitos constrangimentos que impedem o desenvolvimento dessas atividades. Além disso, a partilha das mesmas infraestruturas com outras atividades dificulta o cumprimento do potencial das atividades. Ainda existem restrições tais como a falta de pessoal qualificado, principalmente no turismo recreativo e náutico e no turismo marítimo, visto que potencialmente deve ser dedicado aos turistas.

Em termos de infraestruturas, o programa operacional da RAM apenas menciona que serão feitos investimentos para melhorar a acessibilidade rodoviária às áreas portuárias. Por outro lado, não estão previstas medidas específicas de melhoria das infraestruturas do Porto Santo para transporte via ferry e, em geral, não foram identificadas medidas que permitam melhor gerenciar áreas portuárias e para melhorar as sinergias entre as atividades.

As atividades turísticas prediletas e que se podem encontrar aquando no Porto Santo passam por explorar a ilha de bicicleta, explorar piscinas naturais e, mais recentemente, existe a aposta por parte de agências em criar a oportunidade de fazer paddle e explorar cavernas através de passeios de caiaque e atividades de snorkeling, e, por fim, explorar as rochas vulcânicas.

 

Tomás Ornelas

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional”, lecionada ao Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho)

Sem comentários: