segunda-feira, abril 12, 2021

Ponte do Diabo – mais do que um nome, uma lenda!

             A Ponte do Diabo, conhecida também por Ponte da Misarela ou ainda Ponte da Infertilidade, esconde vários mistérios que não deixam indiferente por quem lá passa. Esta ponte divide dois distritos, de um lado da margem situa-se a freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho e distrito Braga, na margem oposta encontra-se a freguesia Ferral, pertencente ao concelho Montalegre, distrito de Vila Real.


                                   Figura 1- Ponte Misarela (autoria própria)

          A ponte, com cerca de 13 metros, sustentada por um arco apoiado em penedos, está sobre o rio Rabagão, a pouca mais de um quilómetro do rio Cávado. Com origem na Idade Média e reconstruída no século XIX, desde 1958 que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público. Os seus dois acessos são realizados única e exclusivamente a pé, com uma dificuldade de nível baixo, apesar de ser aconselhado realizar-se com calçado apropriado.

          A paisagem e toda a envolvência são fascinantes, no entanto esse não é o principal motivo que atraí muitos turistas. O nome “Ponte do Diabo” transporta uma lenda que atravessa gerações e desperta a curiosidade de muitos. Os pormenores variam nas versões por quem ali vive, mas todas coincidem nos primórdios da ponte com a sua origem no diabo.

          Reza a lenda que um fugitivo à justiça, deparando-se com o intransponível Rio Rabagão, invocou o diabo para o ajudar a atravessar a margem e não ser apanhado pelos justiceiros. Questionado sobre o que podia oferecer como pagamento, o homem obsequia a própria alma e logo fecharam negócio assomando uma ponte. Após a travessia, a ponte volta a desaparecer misteriosamente.

          O fugitivo satisfeito não imaginou que tardiamente lhe fosse cobrado a sua oferta e, às portas da morte, o mafarrico lhe exigisse o que lhe pertencia. Arrependido do pacto, pede ajuda a um padre que de imediato se propôs quebrar o acordo. Deslocando-se à margem do rio, o sacerdote dissimula o mesmo pacto com o diabo, no entanto, precavido, após o aparecimento da ponte com o auxílio de água benta e rituais de exorcismo, o demónio desapareceu e a ponte manteve-se até aos dias de hoje.

          Nem só da lenda do diabo se mantém o mistério da ponte: as águas do Rio Rabagão carregam a fama de possuírem poderes de fertilidade. Os residentes descrevem que as mulheres com dificuldades na gestação ou que sofram abortos constantes devem deslocar-se à ponte durante a noite e o primeiro caminhante que por lá atravessar tornar-se-á o padrinho/madrinha da criança. Com um pote, retira água do rio e proferindo uma lengalenga faz uma cruz na barriga da mãe afirmando que “se for rapaz serás Gervásio e se fores menina, serás Senhorinha”. Como confirmação da sua credibilidade, a população apressa-se em apresentar as pessoas da aldeia que receberam estes nomes.

          A população mostra muito orgulho nas suas lendas e anualmente a junta de freguesia de Ferral organiza a Festa da Misarela, com a representação teatral da fábula Ponte do Diabo, cativando todos que por lá passam. Muitos dos viajantes ficam alojados no único hotel existente, denominado pelo nome da ponte, Misarela. De ano para ano, esta festa tem conseguido aumentar o número de pessoas que no primeiro fim-de-semana de julho se deslocam para estas freguesias.

          Apesar do crescente turismo pelas regiões rurais, ainda é um local que presenteia os seus turistas com uma tranquilidade inigualável, com paisagens paradisíacas e muita cultura à mistura.


Sabina Rodrigues

Referências bibliográficas

As Histórias da “Ponte do Diabo”, da Fertilidade às Invasões Francesas | National Geographic (natgeo.pt)

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)

Sem comentários: