quarta-feira, abril 21, 2021

Turismo Rural durante a pandemia COVID-19

Na literatura europeia, o turismo rural é visto como todo o turismo feito num espaço rural (Candiotto, 2010). No entanto, existem autores que defendem que é necessário diferenciar turismo rural de turismo no espaço rural. Aqui, considero que turismo rural é todo o turismo feito num espaço rural.

De uma forma ou outra, todos os setores de atividade sentiram o impacte da covid-19. A mudança do presencial para o online é um fenómeno que passou a ser quase que obrigatório para muitas funções. Curiosamente, o turismo rural foi dos poucos setores que conseguiu ser beneficiado durante o verão de 2020. Penso que o mesmo se repetirá em 2021. Embora exista plano de vacinação a decorrer, as restrições para as viagens internacionais irão provavelmente manter-se e, por consequência, o turismo dentro do país de residência deverá ter um maior impacte. O turismo rural apresenta-se como uma alternativa saudável, sustentável e segura. As famílias, como em 2020, irão optar por usufruir das suas férias num ambiente relaxado, agradável e apelativo, como são os proporcionados pelos alojamentos locais.

Portugal tem locais incrivelmente belos para se fazer turismo rural. Temos o exemplo de Vila Verde, em Braga, que permite ao turista conhecer mais sobre o artesanato português. Mirandela, que todos conhecemos pela sua gastronomia, é também um local de património cultural e natural de alta qualidade.

O turismo rural tem sofrido um crescimento considerável nos últimos anos. Segundo a PORDATA, o número de dormidas nos estabelecimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural aumentou de 1.272,3 milhares (2015) para 1.964,8 milhares (2019). O número de quartos nos estabelecimentos de turismo de habitação e de turismo no espaço rural duplicou num espaço de dez anos, tendo sido registados quase 12000 quartos em 2019. São valores impressionantes, e que mostram que o turismo rural é uma tendência que está cada vez mais a ganhar tração na mente das pessoas. Num contexto de Covid-19, isso acontece ainda mais.

No verão passado, o turista português foi o principal responsável pelo aumento do turismo rural em Portugal. E, como disse anteriormente, este ano é provável que aconteça o mesmo.

É necessário apoiar este setor, promover os transportes para o interior e incentivar a deslocação para esses territórios. A meu ver, o rio Douro não precisa de mais uma ponte, mas o interior necessita de mais promoção e apoios. O grosso dos investimentos é feito nas grandes cidades do litoral. Não se pode esperar que o interior se desenvolva apenas com o crescimento do turismo rural. O litoral de Portugal é belo e rico, mas também o é o interior. De norte a sul do país, Portugal tem tanto de quantidade como de qualidade no que diz respeito a turismo rural. A Forbes tem, inclusive, uma lista dos 10 melhores locais para turismo rural em Portugal.

Em suma, em contexto de pandemia, não é preciso arriscar ou desanimar. Temos a opção do turismo rural, que se apresenta como um candidato perfeito para qualquer turista.


Daniel Brito

Referências:

Candiotto, L. Z. P. (2010). Elementos para o debate acerca do conceito de turismo rural. Revista Turismo em Análise21(1), 3-24.

 Grupo Mercal. Retirado em https://mercal.pt/turismo-rural-em-portugal/ (último acesso 16/04/2021).

PORDATA. Retirado em https://www.pordata.pt/Portugal (último acesso 17/04/2021).

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021)

Sem comentários: